HISTÓRIA:
VESTIBULAR E ENEM



O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A história é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - História: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 3: IDADE MODERNA


DO CISMA À COMUNHÃO
O para Francisco foi recebido na Suécia para o início das celebrações dos 500 anos da Reforma Protestante, o evento que rachou a Igreja Católica no século XVI


No dia 31 de outubro de 2016, o papa Francisco desembarcou na Suécia para o que seria mais uma de suas visitas oficiais, a 17ª desde que assumiu o posto, em 2013. Mas aquela viagem tinha um componente histórico que a diferenciava das demais: Francisco foi recebido na cidade de Lund para o início da celebração dos 500 anos da Reforma Protestante, o evento que rachou a Igreja Católica no século XVI e a transformaria para sempre.

Em 31 de outubro de 1517, o monge alemão Martinho Lutero afixou na porta de sua igreja as famosas 95 teses em que condenava diversas práticas do catolicismo; em especial a venda de indulgências (o perdão aos pecados). Por recusar-se a fazer a retratação, Lutero acabou excomungado pelo papa Leão X. Mas suas ideias disseminaram-se rapidamente, e o luteranismo deflagrou o movimento da Reforma Protestante. A Igreja Católica, por sua vez, reagiu com a Contrarreforma, desencadeando guerras religiosas que devastariam a Europa.

A reconciliação entre o luteranismo e o catolicismo só deu os primeiros passos em 1967, quando a Igreja Católica realizou o II Concílio Vaticano, numa tentativa de promover a unidade cristã. A visita do papa é mais um passo nesse sentido e é respaldada pela posição reformista que Francisco vem adotando desde que tornou-se o sumo pontífice. Meses antes da viagem à Suécia, ele fizera uma desconcertante crítica ao catolicismo, tecendo elogios a Martinho Lutero. "A Igreja não era um modelo, havia corrupção, ganância, luxúria. Ele protestou contra isso. E ele era um homem inteligente".

Sobre o encontro histórico na Suécia, um país secular de maioria luterana, Francisco reconhece que há importantes diferenças dogmáticas entre as duas religiões, tanto é que setores mais conservadores de ambos os lados veem com reservas essa aproximação. Mas o papa ressaltou que os católicos e luteranos devem trabalhar juntos, especialmente em tempos de perseguição e intolerância religiosa, para ajudar os pobres, os migrantes e os refugiados.

Por todas as transformações que promoveu há cinco séculos, a Reforma Protestante repercute ainda hoje e é um dos eventos que definiram a Idade Moderna. Nesse capítulo você saberá mais sobre esse e outros importantes fatos marcantes do período.


Págs. 38 e 39 (GE: HISTÓRIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog