SAÚDE


"COMO CUIDAR DA PSORÍASE NO VERÃO"
"Pele hidratada e protetor solar são imprescindíveis"


"A época é propícia para amenizar sintomas e lesões causadas pela doença. Isso porque a radiação solar auxilia na redução das manchas, enquanto a elevação da umidade do ar, trazida pelas chuvas, contribui para aliviar a pele ressecada. Mas, também vale lembrar que são necessárias algumas preocupações quanto à exposição ao sol.
De acordo com Maria Inês Harris, consultora científica da empresa de nutracêuticos Biobalance, o recomendado é de 5 a 15 anos por dia de exposição solar, com a pele previamente hidratada com cremes.
Exposições solares rotineiras e longas, ou em horários de pico, não são aconselháveis. No entanto, caso não seja possível evitar, é indicado utilizar o filtro solar adequado ao seu tipo de pele e ao índice UV local. Já nos casos de psoríase eritrodérmica, variação incomum da doença e que atinge 75% do corpo, os pacientes não podem se expor ao sol.
A água do mar ajuda no processo de troca de pele e, por consequência, na redução dos efeitos da doença. 'É preciso, porém, hidratar a pele, antes e depois da exposição. O mesmo vale ao entrar em águas coloridas, como as de piscinas', orienta a especialista. Roupas devem ser de algodão e mais soltas, para não irritar a pele pela transpiração.
Mordidas de insetos podem agravar a psoríase, mas os compostos presentes nos repelentes também também. 'Nesses casos, deve-se usar roupas compridas durante a noite e considerar outras opções possíveis para manter os mosquitos afastados', sugere a especialista."

Matéria retirada do site PENSE LEVE, 12 de fevereiro de 2018 (Acesso: 12/02/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog