CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!


"PRAZER, TAPIOCA!"
"Leve, prática e livre de gorduras, sódio e glúten, ela é uma boa opção para incluir no cardápio"


"Extraída da fécula da mandioca, a tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira. Ela é de origem indígena e, há alguns anos, sua fama era maior somente nas regiões norte e nordeste. Mas pode ser livre de glúten, substância que pode causar intolerância em determinadas pessoas, ganhou fama em todas as regiões do país, e hoje está entre 'as queridinhas' das dietas. 'A tapioca, com certeza, é bem mais leve e tem metade das calorias do pão francês, somente 70 calorias em uma unidade média, feita com duas colheres (sopa) da goma', destaca a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

"HERANÇA INDÍGENA!"

"É preciso retirar sua goma e, em seguida, peneirá-la sobre um tacho de cobre quente. Pode ser encontrada de forma industrializada ou feita artesanalmente. Quando a produção é artesanal, a farinha da tapioca fica crocante e pode ser consumida in natura. Já a versão industrializada torna os grãos mais duros, necessitando de hidratação antes do preparo."

"PARA EMAGRECER"

"Pode ser feita de um único ingrediente (a fécula da mandioca), a tapioca pode, sim, auxiliar no emagrecimento. Além de ser livre de glúten, ela não tem sódio, que pode causar inchaço, e como não é necessário utilizar óleo em sua preparação, ela ganha mais um ponto positivo. As calorias da tapioca são poucas, mas, para garantir o emagrecimento, é preciso atenção no recheio: nada de ingredientes gordurosos ou os resultados podem ser negativos (engordar, em vez de emagrecer). Opte por queijos magros, frango, ovo ou frutas. Para perder peso, é indicado consumir 1 tapioca por dia. Pode ser no café da manhã ou nos lanches intermediários. Quem deseja manter o peso, pode comer um pouco mais: '2 tapiocas são permitidas, mas não pode deixar de praticar alguma atividade física' afirma Tamara."

"POR QUE CONSUMIR?"
"Ainda não se convenceu de que a tapioca é uma boa opção para inovar o cardápio? Veja abaixo 5 motivos que a tornaram tão querida!"


1. Preparação rápida: basta colocar a goma na frigideira e esperar ela ficar consistente. É possível encontrar a versão já hidratada em mercados e até padarias.
2. Livre de glúten: quem precisa cortar a substância ou, por opção própria, não consome, pode apostar na tapioca.
3. Baixas calorias: 'o carboidrato é fonte de energia, o que proporcionará um rendimento melhor nas atividades diárias. A tapioca oferece benefícios para manter o metabolismo ativo, o que aumenta a queima de calorias e a redução das mordidas', comenta a nutróloga Ana Luisa Vilela Barbosa.
4: Sem óleo: não é necessário utilizar óleo no preparo da goma.
5: Boa para o treino: por ser rica em carboidratos, ela é fonte de energia para os exercícios físicos.

VALORES NUTRICIONAIS
100 gramas de mandioca contêm:

Valor energético.............................................151kcal
Proteína..........................................................1,1g
Carboidrato...................................................36,2g
Cálcio.............................................................15mg
Magnésio........................................................44mg
Ferro...............................................................0,3 mg

CONSULTORIA: Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga; Ana Luisa Vilela, nutróloga
FOTOS: Istock.com/Getly Images e Shutterstock Images


A matéria acima foi retirada da revista O PODER DA TAPIOCA. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à editora Alto Astral


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog