GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 3: HIDROSFERA - ESCASSEZ HÍDRICA NO MUNDO



O MUNDO TEM SEDE
Entenda como a ação do homem pressiona as fontes de água e provoca disputas pelo controle de bacias hidrográficas no mundo



Se hoje uma a cada nove pessoas no mundo não tem acesso à água potável em quantidade necessária para garantir sua saúde, é porque a ação do homem está interferindo diretamente nessa relação entre a oferta e a demanda de água potável. O aumento populacional, o consumo crescente, o desperdício, a contaminação dos mananciais e as alterações climáticas exercem grande pressão sobre as fontes de abastecimento de água.

A população mundial saltou de 2,5 bilhões de pessoas em 1950 para mais de 7 bilhões atualmente. E esse acelerado crescimento demográfico não significa apenas maior consumo de água em nossas casas. Com mais gente no mundo, nossa sociedade precisa aumentar a produção no campo para produzir alimentos e na indústria para gerar os bens consumidos. Como o desenvolvimento industrial e agropecuário é hoje responsável pelo consumo de 90% de toda água utilizada pela humanidade, é possível ter uma dimensão da pressão que esse aumento populacional exerce sobre as fontes hídricas.


DISPUTAS POR ÁGUA

À medida que um bem tão essencial para a vida humana começa a se esgotar, as disputas pelas fontes hídricas tornam-se mais frequentes. O maior foco de tensão é a exploração de rios e bacias hidrográficas que se espalham pelos territórios de diferentes países. Quais nações têm direito ao controle dessas águas? Qual é a forma mais justa de compartilhar os recursos hídricos?

Como não há resposta simples a estas perguntas, as disputas envolvendo o controle de reservas hídricas já estão se tornando uma realidade em diversos lugares do mundo. Na Bacia do Rio Nilo, por exemplo, a construção de uma hidrelétrica pelo governo da Etiópia pode afetar o fluxo de água para outras nove nações africanas. Da mesma forma, uma barragem construída pela Turquia na Bacia do Tigre e do Eufrates é criticada pelas autoridades da Síria e do Iraque por diminuir a vazão desses rios. Por sua vez, o governo chinês também está erguendo hidrelétricas no Rio Mekong, afetando o abastecimento de água como Índia, Laos, Camboja e Vietnã.


SAIBA MAIS 

PARADA HÍDRICA E ÁGUA VIRTUAL
Além da água que consumimos diariamente todos os dias para beber, cozinhar os nossos alimentos e fazer a higiene pessoal, gastamos outras centenas de litros indiretamente. Tudo o que utilizamos no dia a dia, como roupas, alimentos e eletrodomésticos, precisou de água para ser produzido. Para identificar a quantidade de água utilizada, foi criado o conceito de "pegada hídrica", que mede o consumo da chamada "água virtual". Em produtos de origem animal, por exemplo, a maior parte da água virtual tem origem na produção da ração que alimenta a criação.



Págs. 62 e 63 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog