GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 2: HIDROSFERA - GABARITO DOS EXERCÍCIOS



A partir de agora, você poderá responder as 03 questões relacionadas ao Capítulo 3 - Hidrosfera da série GEOGRAFIA: VESTIBULAR E ENEM. Para reler todas as postagens do capítulo basta clicar sob o nome em destaque. E para verificar as respostas de cada questão, basta clicar em CAPÍTULO 3: HIDROSFERA - EXERCÍCIOS COMO CAI NA PROVA.

COMO CAI NA PROVA


1. (Unesp 2017) A Pegada Hídrica é uma ferramenta de gestão de recursos hídricos que indica o consumo de água doce com base em seus usos direto e indireto. "Precisamos desconstruir a percepção de que a água vem apenas da torneira (um uso direto) e que simplesmente consertar um pequeno vazamento é o bastante para assumir uma atitude sustentável", ressalta Albano Araujo, coordenador da Estratégia de Água Doce da Nature Conservancy.
www.wwf.org.br. Adaptado.

Considerando o excerto e os conhecimentos acerca do consumo de água no planeta, é correto afirmar que o uso indireto de água doce corresponde
a) à comercialização de água sob a forma de produto final.
b) ao emprego de água extraída de reservas subterrâneas para o abastecimento público.
c) à quantidade de água utilizada para a fabricação de bens de consumo.
d) ao aproveitamento doméstico da água resultantes de processos de despoluição.
e) à distribuição de água oriunda de represas distantes do consumidor final.

RESOLUÇÃO:
O consumo direto da água está relacionada ao uso do líquido para ações como beber, cozinhar e lavar. No entanto, para dimensionar com maior precisão o consumo de água no mundo, é preciso levar em consideração o uso indireto do líquido, ou seja, a quantidade que foi utilizada para a produção e consumo de bens e serviços - só a agricultura e a indústria são responsáveis por 90% do uso de água em todo o mundo. A água usada, direta ou indiretamente na produção de bens de serviços, também é chamada de água virtual.
Resposta: C

2. (UEL 2017)


Com base no mapa acima e nos conhecimentos sobre a bacia hidrográfica do Rio São Francisco, ou do "Velho Chico", como é conhecido, responda aos itens a seguir.
a) Descreva duas características físicas que conferem importância econômica e social a esse contexto geográfico.
b) Cite uma das problemáticas ambientais e analise implicações para os diferentes usuários do "Velho Chico".

RESOLUÇÃO:
a) O Rio São Francisco é perene, ou seja, ele dispõe de água durante todo o seu percurso, nunca secando, mesmo nos períodos de maior estiagem. O "Velho Chico" nasce em Minas Gerais na Serra da Canastra (área de clima tropical de altitude), percorre cinco estados e atravessa o Sertão do Nordeste com clima semiárido. A bacia é margeada por diferentes biomas - Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, além de biomas costeiros e insulares -, o que lhe confere grande diversidade ambiental. Devido a essas características, o rio possibilita grande aproveitamento econômico e exerce importante papel social. É vital para o abastecimento humano de água, a agricultura irrigada, o transporte (hidrovia) e a geração de energia (hidrelétricas).

b) A bacia hidrográfica do Rio São Francisco sofreu intensa degradação ambiental nas últimas décadas. Entre os problemas: lançamento de esgotos domésticos sem tratamento, deposição de resíduos industriais, despeje de lixo, lançamento de resíduos de mineração, devastação das matas ciliares e assoreamento. Assim, é fundamental investir na revitalização da bacia do São Francisco, inclusive para viabilizar no médio e longo prazo os benefícios do projeto de tranposição.

3. (Mackenzie 2014)


Diferentes estudos avaliam o potencial risco da escassez de água no mundo. De modo geral, esses estudos comparam a oferta de água disponível aos diferentes tipos de consumo pelas sociedades humanas. Além disso, são feitas alternativas de crescimento demográfico e econômico para se estabelecer o grau de segurança futura para cada país ou região. Com base nessas informações e seus conhecimentos a respeito do tema, considera as afirmações:

I. O baixo risco de escassez no Egito, Sudão e Líbia se justifica pela abundância de água no Nilo, cuja bacia detém o maior volume d'água do continente africano.
II. A região metropolitana de São Paulo tem riscos devido ao desperdício, os vazamentos na distribuição, o comprometimento dos mananciais e o elevado consumo, apesar da situação relativamente confortável do Brasil em relação a países como Índia e Peru.
III. A Europa Oriental, a China e o México apresentam riscos de escassez maiores do que o Brasil, em razão de consideráveis contingentes populacionais em áreas urbanas e produção industrial diversificada, setores que consomem mais água do que a agropecuária em todo o mundo.

Assinale a alternativa correta:
a) Apenas a afirmação I está correta.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas a afirmação III está correta.
d) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
e) Apenas as afirmações II e III estão corretas.

RESOLUÇÃO:
A afirmação I está incorreta. O risco de escassez nas áreas citadas é elevado em razão da presença do clima desértico na região, exemplificado pela presença do extenso Deserto do Saara. Além disso, o Rio Nilo, embora não seja um rio intermitente, não é garantia de abastecimento aos países assinados. A construção de barragens ao longo de seu curso para a geração de energia hidrelétricas também pode afetar o fluxo das águas do Nilo para os países da região. 
A afirmação II é correta, pois aponta os problemas que prejudicam a oferta de água na região metropolitana de São Paulo, onde ocorrem desperdício e ocupação irregular dos mananciais, diminuindo a oferta de água.
A afirmação III é incorreta. Apesar de apontar adequadamente que os riscos de escassez hídrica na Europa Oriental, na China e no México são maiores do que no Brasil, o setor que mais consome água em escala mundial é o agropecuário e não o industrial.
Resposta: B



Págs. 68 e 69 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog