MUNDO ANIMAL


"COM GREVE DE CAMINHONEIROS, GRANJAS FICAM SEM ALIMENTOS E MILHARES DE FRANGOS MORREM NA BA; CIDADE JÁ PERDEU 50 MIL AVES"
"Retroescavadeira e caçamba são usadas para retirar animais mortos, segundo informações divulgadas neste sábado, pela Associação Baiana de Avicultura"


"Milhares de frangos morreram na Bahia nos últimos dias em decorrência da paralisação dos caminhoneiros, que chegou ao 6º dia neste sábado (6), e da consequente dificuldade de abastecimento das granjas de regiões produtoras, segundo informações divulgadas pela Associação Baiana de Avicultura (ABA).
O órgão informa que, por causa dos bloqueios dos caminhões em rodovias federais e estaduais de todo o país, as granjas ficam desabastecidas, sem milho, sorgo e sem insumos para alimentar as aves.
Mortes de frangos já foram registradas em granjas dos municípios de Conceição da Feira, Santo Antônio de Jesus, e Governador Mangabeira. Conforme a ABA, somente no município de Governador Mangabeira foram contabilizadas, neste sábado, cerca de 50 mil aves mortas.
Caçambas e até retroescavadeiras foram utilizadas para retirar os animais mortos dos locais. O órgão disse que não é possível, ainda, precisar quantas aves já morreram em todo o estado e nem o prejuízo."


"A situação nos plantéis está calamitosa, muito preocupante, porque, com a greve, não chega ração. As aves morrem em questão de horas. E, se continuar desse jeito, vai virar caso de saúde pública, porque não vai ter local onde descartar tantas aves mortas', disse a diretora executiva da ABA, Patrícia Nascimento.
Em toda a Bahia, segundo a ABA, há 12 frigoríficos de frangos e 485 granjas. Eles abastecem o mercado baiano, o de estados vizinhos e até importam para outros países. Em muitos deles, segundo o órgão, o estoque de alimentos para aves terminou na sexta-feira (25).
'Cada um tem uma situação diferente, de armazenamentos de frango, de estoque de alimentos, de ração. Uns conseguem ter mais dias de ração e outros já estão há três ou quatro dias sem alimento já. É uma situação preocupante, porque não tem como resolver até que as estradas sejam liberadas', destacou Patrícia."





"PROTESTOS"

"A Bahia registra pelo 6º dia consecutivo, neste sábado (26), protestos de caminhoneiros nas rodovias federais e estaduais. A categoria está em mobilização por todo o país contra à alta do diesel, cujo preço médio nas bombas terminou a semana em forte alta, com avanço de 5,3%, passando de R$ 3,595 por litro para R$ 3,788.
Em Salvador, há interdições parciais no km 613, no km 559 e no km 623 da BR-324. Em todas as vias com interdições parciais, apenas veículos pequenos são liberados para passar dos bloqueios. Caminhões de carga são parados pelos manifestantes.
Na noite de sexta-feira (25), foi publicado, em edição extra do 'Diário Oficial da União', decreto do governo federal que autoriza o uso das Forças Armadas em todo o território nacional, para desobstrução de vias públicas federais. A medida foi anunciada depois da crise gerada pelo movimento dos caminhoneiros."


Notícia retirada do portal G1, 26 de maio de 2018 (Acesso: 26/05/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog