INTERNACIONAL


"MÉXICO SUSPENDE OPERAÇÕES DA EMPRESA DONA DO AVIÃO QUE CAIU EM CUBA"
"Acidente com voo doméstico em Cuba deixou 110 mortos e três mulheres feridas gravemente na sexta; México diz que suspensão da empresa Aerolineas Damojh (Global Air) é temporária"


Por: Reuters 

"A autoridade de aviação civil do México afirmou nesta segunda-feira (21) que vai suspender temporariamente as operações das Aerolinas Damojh (Global Air), a companhia mexicana dona da aeronave que caiu na sexta-feira (18) em Cuba. O avião fazia o voo DMJ 0972 da companhia Cubana de Aviación, mas era arrendado da Global Air. Dos 113 tripulantes e passageiros, 110 morreram e três mulheres ficaram gravemente feridas.
A autoridade mexicana afirmou que o objetivo da suspensão é garantir que a companhia esteja em conformidade com as regulações, e coletar informações para ajudar na investigação sobre as causas do acidente, que já está em andamento.
O acidente, segundo a agência de notícias Reuters, é o mais grave da aviação cubana em quase 30 anos.
O avião era um Boeing B737-201 ADV, ano 1979, de matrícula XA-UHZ. O comandante era Jorge Luiz Núñes Santos. Outros tripulantes eram Miguel Ángel Arreola Ramírez, María Daniela Ríoz, Abigail Hernández García e Beatriz Limón.
Segundo o jornal cubano "Granma", o avião caiu entre a localidade de Boyeros e a cidade de Santiago de Las Vegas, em uma área rural localizada a cerca de 20 km ao sul da capital, Havana.
O governo cubano conduz uma investigação e já identificou 33 dos mortos, alguns dos quais já foram enterrados em suas respectivas províncias. A maioria das vítimas era de Holguín."

"CERTIFICADO COM DURAÇÃO ATÉ 2020"

"De acordo com informações da agência de notícias EFE, a Global Air passou por sua última verificação anual em novembro de 2017 e foi aprovada. A empresa tem um certificado para explorar serviços aéreos vigentes até 20 de janeiro de 2020.
Ainda segundo a agência, a companhia aérea é conhecida como Global Air, mas foi registrada com o nome Aerolínas Dalmojh, e tem uma frota com três aeronaves, além de autorização para arredar aviões e tripulações a outras companhias, como a Cubana de Aviácion.
Citando autoridades mexicanas, a EFE afirmou que essa não é a primeira suspensão temporária da Global Air. A empresa ficou suspensa entre novembro e dezembro de 2010 depois que um de seus aviões precisou fazer uma aterrissagem de emergência na cidade mexicana de Puerto Vallarta por uma falha técnica. A segundo suspensão durou entre outubro de 2013 e janeiro de 2014, depois que um ex-funcionário fez denúncias de irregularidades técnicas na empresa."

"SOBREVIVENTES EM ESTADO CRÍTICO"

"As três cubanas que sobreviveram ao acidente têm 'um alto risco de complicações', e duas delas apresentam um prognóstico 'desfavorável', informou nesta segunda-feira o médico Carlos Alberto Martínez, diretor do hospital Calixto García, onde são atendidas. 'As três pacientes continuam em um estado extremamente crítico, com alto risco de complicações', declarou ele à imprensa.
Martínez mudou de 'reservado' para 'desfavorável' o prognóstico médico de Grettel Landrovell, de 23 anos, que apresenta 'traumatismo cranioencefálico grave' e 'dano neurológico grave'. Também é 'desfavorável' a situação de Emiley Sánches (39), que tem queimaduras em 41% de seu corpo (34% delas são profundas).
As pacientes apresentam lesões graves, como traumatismo cranioencefálico, múltiplas fraturas de ossos longos, lesões nas cavidades torácica e abdominal e queimaduras.
A terceira sobrevivente foi identificada como Mailén Díaz, de 19 anos, que permanece com um prognóstico reservado. Martínez considerou positivo o fato de que a equipe médica que atende conseguiu as mantê-las 'vivas 72 horas' após o acidente, mas ressaltou que 'os problemas que elas apresentam são de alta severidade'."

Notícia retirada do portal G1, 21 de maio de 2018 (Acesso: 21/05/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog