MUNDO


"CHUVA E TEMPESTADE DE AREIA DEIXAM 91 MORTOS NA ÍNDIA"
"Outras 160 ficaram feridas; ventos chegaram até 130 km/h"


Por: AGRA e LUCKNOW
        ÍNDIA

"Violentas tempestades de areia, acompanhadas por chuvas fortes, atingiram o norte da Índia, deixando ao menos 91 mortos e 160 feridos, disseram autoridades locais nesta quinta-feira (3).
Parte das vítimas foi atingidas por muros e árvores que caíram devido aos ventos de 130 quilômetros por hora.
A tempestade, que começou na quarta (2), atingiu principalmente a cidade de Agra (175 km ao sul de Nova Déli), onde fica o Taj Mahal.
O comissário de emergência do estado de Uttar Pradesh, onde fica o município, disse que 43 pessoas morreram no local. O monumento não foi afetado pela tempestade.
Em todo o estado foram ao menos 64 mortos e 67 feridos. Muitos morreram enquanto dormiam, já que diversas casas desabaram no meio da noite - a maioria das construções era feita de barro.
Por isso, as autoridades recomendaram que os moradores durmam na rua até o fim da tempestade.
Outras 27 pessoas morreram no estado de Rajastão, também no norte do país. Há ainda informações de mortes em mais dois estados, com duas vítimas em Madhya Pradesh e outras duas em Punjab. Mas nenhum desses casos foi confirmado oficialmente.
A tempestade de areia prejudicou a visibilidade na capital Nova Déli, mas os fortes ventos não provocaram vítimas na cidade. 
Os serviços de emergência disseram que o número de vítimas pode subir, já que os resgates ainda estão sendo feitos. Novas chuvas e tempestades de areia são esperadas nas próximas 48 horas.
Além das mortes, a tempestade também derrubou postes de energia e algumas regiões estão sem luz. Linhas telefônicas também deixaram de funcionar em alguns locais."

AFP e ASSOCIATED PRESS

Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 03 de maio de 2018 (Acesso: 03/05/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog