NACIONAL


"GOVERNO E ENTIDADES ANUNCIAM ACORDO PARA SUSPENDER PARALISAÇÃO POR 15 DIAS"
"União se comprometeu a ressarcir a Petrobras para que a estatal estenda desconto sobre o diesel"


"BRASÍLIA Após sete horas de reunião, o governo e um grupo de representantes de caminhoneiros anunciaram um acordo para suspender, por 15 dias, a paralisação que afeta estradas de 25 estados do Distrito Federal.
O acordo foi anunciado pelo ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) em entrevista coletiva, na noite desta quinta-feira (24).
Oito entidades assinaram o acordo com o governo. A Unicam (União Nacional dos Caminhoneiros) não assinou o documento e a Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) deixou a reunião na metade.
Pelo acordo, a paralisação dos caminhoneiros, que afeta estradas de 25 estados e do Distrito Federal ficará suspensa por 15 dias.
Na reunião, além de se comprometer a zerar a Cide sobre o diesel - medida já anunciada na terça (22) -, o governo disse que vai ressarcir a Petrobras para que a estatal estenda por um mês o desconto de 10% sobre o preço do diesel na refinaria.
Depois do primeiro mês, o governo afirmou que manterá o subsídio para que o preço do diesel na refinaria seja atualizado a cada 30 dias. O valor será mantido por 30 dias nas refinarias e as eventuais perdas da Petrobras com as variações no mês serão bancadas pelo governo.
Esse mecanismo ocorrerá até o fim do ano e, segundo estimativa do governo, a Petrobras receberá cerca de R$ 5 bilhões.
Na noite de quarta-feira (23), o presidente da estatal, Pedro Parente, havia anunciado a redução do preço por 15 dias. De acordo com o ministro da Fazenda, Eduardo Guarcia, a União se comprometeu a ressarcir a petroleira a partir do 16º dia.
'Não há nenhum prejuízo para a Petrobras', disse Guardia. O ministro explicou que será criado um plano de subvenção econômica e que a decisão não atrapalha a meta fiscal estabelecida para 2018. 
'Por ser despesa nova, terá que ser compensada dentro do orçamento da União para preservar a meta fiscal', afirmou Guardia.
O ministro citou a estimativa inicial apresentada pela Petrobras para os primeiros 15 dias, de R$ 350 milhões, e disse que a quinzena que será bancada pela União pode ter um valor maior ou menor este.
Em nota, a Petrobras afirmou que considera o acordo 'altamente positivo e um ganho inquestionável para o país'. De acordo com a empresa, o ressarcimento proposto da União preserva integralmente a política de preços da companhia ao mesmo tempo em que viabiliza maior previsibilidade para os consumidores.
O governo também se comprometeu com outras ações que agradam a categoria, como a edição de medida provisória, em até quinze dias, para autorizar a Conab (...) a contratar autônomos, sem licitação, para até 30% da demanda de frete.
Outra medida é o compromisso de não promover remuneração da folha de pagamento do setor de transporte rodoviário de cargas. O governo também disse que vai extinguir as ações judiciais propostas pela União contra o movimento."

"DESMOBILIZAÇÃO"

"O presidente do CNTA (Confederação Nacional dos Transportes Autônomos), Diumar Bueno, disse que haverá ainda na noite desta quinta-feira (24) o resultado da negociação com o governo para a categoria e espera que a greve dos caminhoneiros comece a ser desmobilizada nesta sexta-feira (25).
'Não é possível dimensionar o tempo que vai levar, principalmente pela questão de segurança', afirmou Bueno, após sete horas de reunião.
A Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) confirmou à Folha que não concorda com a política do governo. A associação reivindica que a redução dos impostos se transforme em lei."

"TEMER"

"Em evento da Fiemg em Minas Gerais, o presidente Michel Temer (MDB), anunciou o acordo com os caminhoneiros. 'Espero que até amanhã esteja solucionado', disse.
Temer comemorou o que chamou de vitória do diálogo e disse que houve pedidos para que usasse as forças militares. 'Se fosse necessário, faríamos', disse.
O presidente se disse animado para voltar para Brasília e encerrar as negociações."

Talita Fernandes, Laís Alegretti, Julio Wiziack e Daniel Carvalho.

Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 24 de maio de 2018 (Acesso: 24/05/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog