SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE:
Fatos e atualidades de forma resumida, com imagens, gráficos e pequenos textos


PRODUTOS DE LIMPEZA FAZEM QUASE TÃO MAL QUANTO FUMAR
Usar spray uma vez por semana equivale a fumar 20 cigarros por dia, diz estudo


Usar produtos químicos para limpar a casa pode ser tão prejudicial quanto fumar. Essa foi a conclusão de cientistas da Universidade de Bergen (Noruega), que avaliaram os hábitos de limpeza e a capacidade pulmonar de 6.230 pessoas, em dez países europeus, ao longo de duas décadas. A SUPER conversou com a médica Oistein Svanes, líder do estudo, para entender.

Como os produtos de limpeza afetam os pulmões? Entre as pessoas que usavam produtos de limpeza, nós encontramos um declínio na capacidade pulmonar similar ao observado em quem fuma cerca de 20 cigarros por dia. Isso pode desencadear problemas de saúde como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica [que prejudica a passagem de ar pelos pulmões]

Eles também podem causar câncer como o cigarro? Até onde sabemos, não.

Alguns produtos são mais perigosos que outros? Estudos anteriores ao nosso demonstraram que há um risco maior com o uso de sprays.

Há uma frequência de uso ou quantidade que define os perigos? Nós observamos comprometimento pulmonar nas pessoas que usavam os produtos pelo menos uma vez por semana.

O estudo também avaliou homens, e eles não sofreram nenhum efeito pulmonar. Por quê? Isso não significa que os homens não sejam afetados. O número de homens que limpavam a casa era muito pequena, o que dificultou nossa análise.

Como limpar a casa, sem correr perigo? Limitando o uso de produtos químicos, especialmente os sprays. Um pano de microfibra com água é suficiente para a maioria das situações. Eduardo Szk larz.

SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE foi retirado da revista SUPERINTERESSANTE - Edição 388, pág. 12. Maio de 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista SUPERINTERESSANTE e à Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog