CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!


"JOGADA CONTRA A AIDS - 3 XEQUES CONTRA A AIDS"
"Ter HIV em 2018 é algo bem distante do que era ter HIV em 1988. A doença deixou de ser uma sentença de morte. Mas, para enterrar de vez a epidemia, o desafio é outro"


Por: Ana Carolina Leonardi [Texto]
        Marcus Penna [Ilustração]
        Tainá Ceccato [Design]
        Alexandre Versignassi [Edição]

"Das 76 milhões de pessoas infectadas com HIV nas últimas quatro décadas, 35 milhões morreram por causa da aids, a forma mais avançada da infecção. Uma pessoa contra o HIV hoje, porém, tem a mesma expectativa de vida de alguém jamais exposto ao vírus.
Os antirretrovirais - que vinham recheados de efeitos colaterais - hoje são drogas mais toleráveis, e tão poderosas que dominam o vírus a ponto de torná-lo indetectável no sangue, e praticamente impossível de ter transmitido.
A prevenção também deu um salto, graças à polêmica PreP, a profilaxia pré-exposição. É um nome pomposo para um comprimido que, se tomado diariamente, impede (em mais de 90% dos casos) que uma pessoa não infectada pelo HIV adquira o vírus, mesmo fazendo sexo sem camisinha com alguém já infectado.
A Prep é um combo de dois antirretrovirais, que em questão de dias tornam o organismo inóspito ao HIV - o vírus até entra no corpo, mas não consegue se reproduzir a acaba eliminado. A ideia de utilizar antirretrovirais de forma preventiva veio de fora, mas foi introduzido universalmente no Brasil no final de 2017. Hoje, quem tiver interesse em tomar a Prep pode ir até uma unidade de saúde e, se o uso for indicado, receber o medicamento gratuitamente pelo SUS.
Isso não quer dizer que a PreP serve para todo mundo nem que ela vá ser distribuída no terminal de ônibus como um preservativa. 'A Prep não pode ser um passo isolado, tomar um comprimido e acabou. Precisa ser parte de uma série de outros processos de prevenção', explica Esper Kallas, professor da Faculdade de Medicina da USP. O uso ideal do medicamento começa com uma avaliação de risco, feita por um profissional especializado nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). Alguns exames de sangue também costumam ser perdidos - inclusive o teste de HIV."


"Se a pessoa nunca fez o teste e chega para pedir a Prep, ela pode descobrir que já tinha sido exposta ao vírus. Você salva a vida dela', diz. A chegada da Prep no SUS tem pouco mais de seis meses. Ainda não é possível avaliar o seu impacto. Mas os resultados mundo afora são animadores. 'Em São Francisco, um dos locais que mais sofreram com o início da epidemia, tem sido documentada uma queda efetiva na transmissão do HIV, em uma escala inédita', conta Kallas."

"CONTROLE"

"E o que a ciência reserva para quem já contraiu o vírus e está em tratamento pelo resto da vida? Nesse caso, o objetivo é enfraquecer o vírus e fortalecer o sistema imunológico simultaneamente, até que eles cheguem a um ponto de equilíbrio. O próprio organismo daria conta de contrair o vírus sozinho, sem drogas. É a chamada 'cura funcional'.
Cerca de uma em cada cem pessoas faz isso naturalmente. São os chamados 'controladores de elite'. 'Há milhares deles no Brasil, andando por aí, com organismos capazes de controlar o HIV sem o auxílio de remédios. Por isso, sabemos que é algo possível', diz Steven Deeks, professor de medicina da Universidade da Califórnia e especialista no assunto."


"O sistema imune dos controladores de elite combate o HIV de forma mais agressiva que o normal. O que os cientistas acreditam é que essa resposta imunológica mais intensa pode ser estimulada em pessoas normais por meio da imunoterapia. É uma linha de tratamento, comum no câncer, que busca melhorar a capacidade das defesas naturais de combater ameaças - seja um tumor, seja um vírus."


"Mas simplesmente sair atiçando nossas defesas é perigoso. Quando o sistema imunológico é estimulado, em excesso, o organismo pode entrar em colapso. Encontrar a dose certa de estímulo delicado. Como alcançá-lo? Steven, e seus colegas ainda não sabem: 'Estamos deixando os oncologistas testarem tudo primeiro. Nós só podemos usar métodos sabidamente seguros, até porque os pacientes com HIV já estão vivendo bem'."


"ERRADICAÇÃO"

"Só existe uma pessoa no mundo completamente curada do HIV: Timothy Brown, conhecido como Paciente de Berlim. Brown fazia tratamento para HIV há 11 anos quando foi diagnosticado como leucemia. Depois de rodadas de quimioterapia, ele foi encaminhado a um transplante de medula óssea, que substituiria seu sistema imune pelas células de defesa de sua doadora.
Com um detalhe: ela possuía uma mutação genética que confere resistência ao HIV. A doadora não era uma 'controladora de elite'. Não é que seu sistema imunológico combatesse o vírus melhor que o de uma pessoa normal. Era mais do que isso. Seu corpo era simplesmente fechado para o vírus. Essa mutação, que a ciência estima estar presente em 1% dos europeus nórdicos, impede a produção de uma proteína específica, a CCR5. Essa proteína age como um porteiro para o HIV, deixando o vírus entrar nas células. Quando ela não é produzida, a passagem do vírus fica bloqueada. E o vírus acaba eliminado pelo organismo."


"Após o transplante, a carga viral de Timothy Brown tornou-se indetectável. Até hoje, não se sabe se 100% das células infectadas com HIV foram eliminadas do organismo de Brown, ou se umas poucas sobreviveram a ele atingiu a remissão graças ao controle imunológico (a cura funcional).
Infelizmente, não basta repetir o tratamento do Paciente de Berlim em outras pessoas: ele só serve para pacientes com câncer e HIV, já que é arriscadíssimo, com 95% de chance de dar errado. Mesmo assim, o caso mostra que há um caminho para trazer o HIV ao cheque-mate."


"ARMADILHAS COORDENADAS"

"Se 'controle' e 'cura' parecem ideias similares, quase permutáveis, não é assim para os principais interessados: os pacientes.
'O HIV se alimenta da minha autoestima. Me impedem de formar laços duradouros. Quero ele fora do meu corpo'. É isso que ouço dos pacientes quando estamos falando de cura', diz Rowena Johnston, vice-presidente da Fundação Americana para a Pesquisa da Aids. Para essas pessoas, a cura é a única chance de exorcizar o estigma.
'Acho que os cientistas fazem uma suposição tácita de que alcançar o controle pós-tratamento faz parte de um mesmo contínuo que vai nos levar à erradicação', questiona Rowena Johnston. 'Já eu tento acreditar que, cientificamente, serão mecanismos opostos'."


"O que Rowena sugere é uma mudança de foco. Há décadas, os holofotes dos estudos sobre aids permanecem no sistema imunológico (é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, afinal). Johnston, porém, aposta que a cura será encontrada na edição genética, a técnica que produz mutações artificiais no DNA.
A ferramenta mais popular para esse serviço é o CRISPR-Cas. Trata-se de uma dupla de proteínas (a CRISPR e a Cas) que pôde ser 'programada' para reconhecer sequências específicas do DNA (genes, no caso) e arrancá-las fora, fazendo cortes em locais específicos."


"Como o HIV infiltra seu material genético no nosso DNA para se replicar, sistemas como esse poderiam ser inseridos nas células infectadas para tirar o vírus dali sem afetar o resto dos genes.
Cientistas da Filadélfia foram os primeiros a lançar o CRISP-Cas contra o HIV, em 2016. Quando todos os pedaços do vírus foram removidos com sucesso e ele parou de se replicar, todo mundo comemorou. Fim de jogo? Nada disso. Não contrataram contra a astúcia do vírus. O HIV voltou ainda mais forte."


"É que o CRISPR-Cas só corta o DNA, deixando buracos onde o HIV estava. Nosso material genético tem um sistema de autorreparação, que junta as pontas soltas, formando uma 'cicatriz'. O processo causa mudança aleatória de uma ou outra letrinha no DNA. Pois bem. Nesse momento de cicatrização genética, o HIV conseguiu se reinfiltrar. O vírus ainda por cima, absorveu as letras que sofreram mutação. Elas começaram, a fazer parte do próprio HIV. É, como o vírus mudou, O CRISPR não conseguia mais encontrá-lo. No intervalo de duas semanas, o vírus não só retornou como inutilizou completamente a ferramenta Xeque-mate, a favor do vírus."


"Agora, os cientistas tentam criar novas 'tesouras' moleculares, que façam o trabalho complexo: não só os picotes no DNA, mas também remédios, para evitar a reinserção do vírus oportunista.
Só que o caso do CRISPR ilustra uma lição mais profunda: o HIV continua sendo um jogador sorrateiro e engenhoso. Para vencê-lo, teremos que aprimorar ainda mais o nosso jogo. É seguir atacando por todos os lados."


A matéria acima foi retirada da revista SUPERINTERESSANTE - Edição 389, págs. 50, 51, 52, 53, 54, 55 e 56. Junho de 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista SUPERINTERESSANTE e à Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog