ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO:
GUIA DO ESTUDANTE
ENEM VESTIBULARES

As dicas de redação é um dos assuntos mais procurados no blog Conhecimento Cerebral, por isso, pensando em uma maneira ainda melhor de ajudar ainda mais você, que tem uma atenção especial e necessita de um material de apoio de qualidade para ajudá-lo a praticar a escrita de redações do Enem Vestibulares, apresentamos a partir de agora uma nova série de matérias: Analisando Propostas de Redação: Guia do Estudante - Enem & Vestibulares, que irá trazer os temas que mais caem nas provas (inclusive os de atualidades), e analisar as propostas e os exemplos de redações apresentados. O nosso principal objetivo é ajudá-lo e se tiver sugestões de temas ou quiser sua redação corrigida, você pode enviá-la através do email: conhecimentocerebral@gmail.com. Boa leitura e bons estudos!

NOVA PROPOSTA DE REDAÇÃO: "O USO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL"
Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas por proposta em parceria com a Imagine




A proposta da redação desta semana já está no ar! Envie seu texto até o dia 04 de agosto e poderemos publicá-lo aqui no blog

Para participar, é preciso criar um perfil de usuário na plataforma Imagine, selecionar a proposta e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do Enem. O Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas por proposta.

ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana de curso! Ou seja, para os textos enviados até o dia 19 de maio, a proposta deve ser a que está descrita abaixo.

PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

O uso de agrotóxicos e o seu impacto na saúde e no meio ambiente configuram um problema para o Brasil, o terceiro maior consumidor do produto no mundo.

Também conhecidos como defensivos agrícolas, os agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas há décadas para combater pragas e doenças nocivas à produção agropecuária.

Nos seres humanos, esses produtos representam a terceira maior causa de intoxicação no Brasil. Os trabalhadores rurais são as maiores vítimas. Segundo o Programa de Vigilância da Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos, da Universidade de Campinas (Unicamp), 1,5 milhão de trabalhadores rurais estão intoxicadas no campo. Conforme o estudo, faltam fiscalização e capacitação no emprego desses produtos no campo.

Para o consumidor, o perigo está no prato. Grãos, frutas, verduras e legumes chegam à mesa com resíduos acima do permitido ou com substâncias químicas proibidas pelo Ministério da Agricultura. Os hortifrutigranjeiros são os produtos que mais oferecem perigo. Um estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que morango, alface, batata, maça e banana têm resíduos de pesticidas acima do permitido.

No meio ambiente, os agrotóxicos contaminam o solo e a água, e atingem os animais. Os estados que mais consomem o produto são Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

Disponível em: https://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/agrotoxicos/not001.htmAcesso em 09 de julho de 2018. 

TEXTO II

O pacote de projetos que altera a regulamentação dos defensivos agrícolas no Brasil traz uma série de mudanças em relação à atual Lei dos Agrotóxicos, que é de 1989. A proposta já passou por diversas comissões na Câmara dos Deputados, e só foi reprovada na Comissão de Seguridade Social e Família. A última aprovação ocorreu no fim de junho, em Comissão Especial. Agora, a proposta está pronta para seguir para votação em plenário. Acompanhe quais são as principais alterações:

- Hoje, para ser autorizado, o agrotóxico só é registrado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) depois de passar por análises da Anvisa e do Ibama, que avaliam as consequências para a saúde humana e para o meio ambiente. A proposta prevê que o processo seja coordenado pelo Ministério da Agricultura, e não mais por conta do órgão independentemente. Na prática, aumenta o poder de decisão do Mapa em relação aos outros órgãos.

- Os estados, hoje, podem ter legislações mais rígidas que as federais em relação ao uso de agrotóxicos. A nova legislação retira essa prerrogativa - o que alguns especialistas avaliam como inconstitucional.

- A proposta tem o apoio de entidades ruralistas e governamentais ligadas à agricultura, como a Embrapa, que emitiu nota técnica defendendo a medida. Por outro lado, representantes de ONGs, Ministério Público de diversos estados (inclusive de Santa Catarina), órgãos do Ministério da Saúde e do Meio Ambiente se posicionam contrários. Em junho, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou ao governo brasileiro um comunicado em que alerta que as mudanças "violarão direitos humanos de trabalhadores rurais, comunidades locais e consumidores dos alimentos produzidos com a ajuda de pesticidas".


TEXTO III


Disponível em: http://www.r7.com/r7/media/2016/2016-agrotoxicos/index.html. Acesso em 17 de julho de 2018.

TEXTO IV


Disponível em: http://www.observatoriosocial.org.br/er17/download/crise-aguda.png. Acesso em 17 de julho de 2018

ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO: GUIA DO ESTUDANTE - ENEM&VESTIBULARES foi retirado do site GUIA DO ESTUDANTE, 29 de julho de 2018 (Acesso: 29/07/2018)

DICA CONHECIMENTO CEREBRAL:

Você pode conhecer e saber mais sobre O USO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL E NO MUNDO, com matéria e conteúdo disponível no blog Conhecimento Cerebral (clique sobre o nome sublinhado e será direcionado para a seleção de conteúdo sobre o assunto). Boa redação:

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