INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


"IMAGENS DE ORIXÁS SÃO QUEBRADAS EM TERREIRO DE CANDOMBLÉ DE NITERÓI"
"Polícia investiga o caso registrado como intolerância religiosa"


Por: Daniela Kalicheski

"RIO - Foram depredadas imagens de orixás pertencentes a um centro de candomblé localizado no bairro Fonseca, em Niterói. O caso, registrada na 78ª DP como crime de intolerância religiosa, ocorreu no terreiro Ile Axé Oya Onira - que em iorubá significa Casa de Iansã - de Tânia Rodrigues, conhecida como Mãe Tânia de Oya. A religiosa foi informada do ato de vandalismo na manhã de sábado por um amigo que passava em frente ao local e percebeu os cacos espalhados no chão.
Cinco imagens foram destruídas e apenas uma foi poupada, a que simboliza a figura de Iemanjá. Não houve invasão no local, pois todas as estatuetas estavam expostas no muro do lado de fora do terreiro e, de acordo com Tânia, a perícia não constatou sinais de tentativa de arrombamento na propriedade.
Há cerca de 20 anos no comando da casa religiosa, foi a primeira vez que a proprietária do terreiro se deparou com tal situação:
- Nunca recebi ameaça alguma. Essa casa foi herança de meus pais e a vizinhança a frequenta. Nós não fazemos encontros muito tarde para não incomodar ninguém. Em frente já funcionou uma igreja evangélica e sempre tivemos uma boa convivência, inclusive - explica Tânia que não tem suspeitos do crime. - Eu não sei se foi uma ou mais pessoas, não faço ideia de quem seja a responsabilidade, porque nunca ninguém demonstrou estar incomodado com a presença do terreiro. Só quero ficar em paz exercendo minha fé.
O subsecretário da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa de Niterói (Codir), Gilmar Hughes, afirma que o órgão acompanhou a abertura do boletim de ocorrência do caso e entrou em contato com o Centro de Promoção da Liberdade Religiosa do Estado (Ceplir) para prestar apoio à vítima. Hughes lembrou que, desde 2011, Candomblé e Umbanda são patrimônios culturais e imateriais de Niterói.
A Secretaria do Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) emitiu nota afirmando que está oferecendo assistência jurídica e psicossocial a Tânia e que sua equipe marcará um atendimento presencial com ela durante a semana.
No estado do Rio foi registrado um aumento de mais de 56% no número de casos de intolerância religiosa na comparação do primeiro trimestre de 2017 e o mesmo período deste ano. Denúncias de intolerância religiosa, racismo, xenofobia e outros tipos de preconceito podem ser feitas pelo Disque Combate ao Preconceito no telefone: (21) 2334-9551. O crime de intolerância religiosa tem pena de até cinco anos de detenção e multa."

Notícia retirada do site O GLOBO, 29 de julho de 2018 (Acesso: 29/07/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog