CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO GUIA DO ESTUDANTE

A partir de agora, você poderá conferir a série de simulados com questões para que o vestibulando possa estudar, de várias disciplinas e que o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Guia do Estudante. O conteúdo divulgado tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está em época de vestibular. O conteúdo disponibilizado é reservado exclusivamente ao site Guia do Estudante, por isso, não deve ser copiado e divulgado sem as informações originais.




"6 DICAS PARA ESCREVER SUA REDAÇÃO MAIS RÁPIDO"
"Estabelecer uma estratégia argumentativa é uma boa forma de otimizar o seu tempo"




Por: Imagine

"Se você costuma gastar um tempo excessivo escrevendo a redação, precisamos conversar sobre isso. Sabemos que dedicar-se ao texto garante que ele seja melhor desenvolvido, mas em provas como o Enem, cujo tempo é limitado, precisamos aprender a produzir rápido e com qualidade. Por isso, reunimos dicas para aprimorar sua capacidade de escrever de maneira mais rápida.
Algumas pessoas demoram a construir a redação por terem ideias demais. Outras, pelo contrário, não conseguem aplicar seus conhecimentos sobre o assunto e gastam muitos minutos - e até mesmos horas - encarando a folha sem saber por onde começar. Para ambos, a solução é o planejamento.
Escrever demais atrasa o processo, pois as linhas são poucas e haverá a necessidade de reformulação para tirar o que não é tão necessário posteriormente. Assim como não escrever faz com que o aluno fique preso a esta parte da prova e não desenvolva as demais, podendo ser prejudicado em todas as áreas no final das contas.
Leia atentamente os tópicos abaixo e coloque-os em prática para otimizar seu tempo de produção.

1. Cronometre seu tempo 

Enquanto você treina para a redação, é interessante criar o hábito de cronometrar o processo de produção. Assim, você saberá quanto tempo leva para escrever o texto como um todo e quais partes precisa dedicar menos ou mais minutos. O ideal é que você gaste, no máximo, 1h20 para concluir o texto, então comece a monitorar.

2. Observe as partes nais quais possui mais dificuldade

Tem gente que não consegue decidir qual tese colocar no texto, demora boa parte do tempo selecionando exemplos bons ou não consegue apresentar as propostas adequadas. Pensando nisso, é importante entender em quais partes você tem mais dificuldade de se desenvolver, para que seja possível focar em estratégias para agilizar o seu processo de escrita.

3. Estabeleça sua estratégia argumentativa

Você pode definir que a melhor forma de iniciar o texto é com uma alusão histórica ou por citação, assim como no desenvolvimento se quer argumentar por meio da enumeração de problemas ou por causa e consequência, por exemplo. Ao estar familiarizado com o formato de seu texto, seu pensamento será automaticamente direcionado à organização estabelecida em qualquer tema que for desenvolver.

4. A princípio, não se atenha aos mínimos detalhes

Tentar escrever um texto perfeito quando não estiver exatamente inspirado não é uma boa ideia. Se o fluxo de consciência vier, escreva. Nem sempre você terá a melhor palavra ou a melhor conclusão de parágrafo, mas não pare. Coloque as ideias a grosso modo e depois dê o acabamento necessário.

5. Grave um roteiro de produção textual

Como cada parágrafo tem sua função específica, mentalize um roteiro de coisas para escrever em cada um deles. À medida em que for treinando, a forma de escrever será internalizada, e você escreverá mais rápido, por saber como elaborar a tese, como formular estruturalmente as propostas, e assim por diante.
A última, mas não menos importante, dica sobre o assunto é:

6. Fique por dentro do maior número possível de dicas

Orientações práticas e relevantes são um diferencial na hora de escrever. Saber que, por exemplo, não se deve começar o texto com um 'atualmente' te ajuda a evitar erros durante a produção, otimizando tempo e melhorando a qualidade."

CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO GUIA DO ESTUDANTE foi retirado do site GUIA DO ESTUDANTE, 25 de abril de 2018 (Acesso: 03/07/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog