CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA CONFLITOS INTERNACIONAIS!


"RASTRO DE SANGUE"
"A cada semana aumenta o número de mortos em protestos contra o presidente Daniel Ortega - e o epicentro da violência é o berço do sandinismo"


Por: Thais Navarro

"Há três meses a Nicarágua vive um ciclo de protestos e repressão que se retroalimenta. A morte de pelo menos trinta estudantes em manifestações contra uma reforma previdenciária, em abril, incitou novos protestos e novas reivindicações, e agora as sob o controle dos manifestantes, e deixou mais quatro mortos. Massaya é, por ironia da história, o berço do sandinismo, movimento que derrubou o ditador Anastásio Somoza, em 1979, e abriu caminho para a vitória da revolução liderada por Daniel Ortega - o presidente que, hoje, manda disparar chumbo."


"No fim de semana anterior, dois estudantes foram mortos a tiros em uma igreja de Manágua por milícias sandinistas leais a Ortega. Após o episódio, treze países da América Latina, entre eles, exigiram o 'fim imediato dos atos de violência' na Nicarágua, que somam mais de 350 mortos.
O governo já abandonou os planos de reforma previdenciária, mas não é mais disso que a população reclama. O país passa entre os setores mais afetados estão o comércio, construção, transporte e hotelaria. Ortega, que foi presidente entre 1985 e 1990, depois de derrubar Samoza, voltou ao poder em 2007 com uma agenda inspirada no venezuelano Hugo Chávez: eliminou os limites para reeleição, fraudou votações, perseguiu opositores, tomou o controle do Judiciário e lançou-se à rapinagem dos recursos de empresas estatais. Nas ruas, as pessoas bradam: 'Ortega e Somoza são a mesma coisa'."


A matéria acima foi retirada da revista VEJA - Edição 2592 - Ano 51 - nº 30. 25 de julho de 2018. Todos os direitos autorais são retirados da revista VEJA e à Editora Abril.


SUGESTÃO

Após a leitura, separamos um vídeo-reportagem sobre os protestos na Nicarágua contra a reforma da previdência, que deixaram 10 mortos. As reportagem é do SBT Brasil, do SBT. O idioma é o português.


A seguir, mais um vídeo sobre os protestos na Nicarágua, do Canal do Youtube, EFE Brasil. O idioma é o português.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog