HISTÓRIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A história é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - História: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 4: IDADE CONTEMPORÂNEA


A GLOBALIZAÇÃO ACUSA O GOLPE
Eleitores britânicos votam pela saída do Reino Unido da União Europeia, em sinal de descontentamento com as políticas de integração propostas pelo bloco econômico


A pergunta na cédula eleitoral era simples e direta: "Deve o Reino Unido permanecer como membro da União Europeia ou sair da União Europeia?". Para 17,4 milhões de britânicos que foram às urnas no plebiscito realizado em 23 de junho de 2016, não cabia outra resposta a essa questão: o país deveria mesmo romper com o maior bloco econômico do mundo. E assim, com uma vantagem de menos de 4% na votação, o Reino Unido aprovou o chamado Brexit - uma contração das palavras "Britain" e "exit", algo como "saída britânica", em inglês.

A decisão de deixar a União Europeia foi entendida como uma manifestação clara do descontentamento de grande parte dos britânicos em relação à situação econômica atual, que gerou desemprego, desigualdade e queda na renda. Em grande medida, a votação refletiu no ressentimento em relação ao projeto de livre circulação de pessoas entre os países-membros do bloco econômico. Para os partidários do Brexit, os estrangeiros que chegam ao Reino Unido são vistos como concorrentes em um mercado de trabalho já saturado. A saída da União Europeia é uma forma de erguer uma barreira ao ingresso de imigrantes.

Além da xenofobia, o Brexit também expressou o sentimento nacionalista dos britânicos, para quem os supostos benefícios provenientes do projeto de integração europeu permaneceram como promessas não cumpridas. A abertura do mercado europeu pode ter ampliado as trocas comerciais e a circulação de capitais, maximizando os lucros de empresas multinacionais e instituições financeiras. No entanto, essa dinamização da economia não se traduziu em bem-estar para a classe trabalhadora, que deixou seu recado nas urnas, renegando a internacionalização proposta pela União Europeia.

Desde 1951, com a criação da Comunidade Econômica Europeia (o embrião da União Europeia), vem prevalecendo a ideia de que uma Europa integrada e independente é a melhor forma de evitar conflitos e promover o desenvolvimento econômico. O Brexit é o primeiro retrocesso neste sentido e o mais duro golpe contra o projeto de unificação europeia. A seguir, você pode conferir como a dinâmica das relações entre as potências europeias vem sendo determinante para moldar muitos dos principais eventos da Idade Contemporânea.


Págs. 54 e 55 (GE: HISTÓRIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog