HISTÓRIA:
VESTIBULAR E ENEM



O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A história é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - História: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 3: IDADE MODERNA - RESUMO


RESUMO

IDADE MODERNA


RENASCIMENTO: O Renascimento, movimento intelectual, artístico e científico ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI, representou importantes rupturas com o pensamento da Idade Média. O humanismo, elemento primordial do movimento, considerava o ser humano o centro dos questões. Outras características importantes do movimento foram o naturalismo (representação fiel da realidade) e o racionalismo (valorização da razão).

REFORMA PROTESTANTE: Paralelamente ao Renascimento, a Europa foi tomada pela Reforma Protestante, movimento de caráter político, religioso e econômico. O poder da Igreja era desafiado pela burguesia, para quem o catolicismo freva as atividades bancárias e comerciais, e pelas monarquias nacionais, cada vez mais fortalecidas. Iniciada pelo alemão Martinho Lutero, os reformistas contestavam os dogmas da Igreja Católica. João Calvino, na Suíça, e Henrique VIII, na Inglaterra, são os outros grandes nomes da Reforma.

ANTIGO REGIME: O Antigo Regime foi um estilo de governo predominante na Europa durante a Idade Moderna. Na esfera política, foi marcada pelo absolutismo - o poder estava nas mãos do rei. No plano econômico, vigorava o mercantilismo - intervencionista e protecionista, o acúmulo de capital era o seu principal objetivo. O fortalecimento do poder real era defendido por vários pensadores da época, como o italiano Nicolau Maquiavel, autor de O Príncipe, e Thomas Hobbes, que escreveu Leviatã.

EXPANSÃO MARÍTIMA E COLONIZAÇÃO: A expansão marítima teve início com as grandes viagens exploratórias dos europeus entre os séculos XV e XVI, que tinham como principal objetivo romper como o monopólio no comércio de especiarias, controlado por Gênova e Veneza. A descoberta de novas terras e rotas comerciais resultou na formação de grandes impérios coloniais e fez do Velho Mundo o centro do comércio mundial.

REVOLUÇÕES INGLESAS DO SÉCULO XVII: Duas revoluções aconteceram na Inglaterra no século XVII: a Revolução Puritana (1642), que derrubou a monarquia e alçou, temporariamente, ao poder um regime republicano, e a Revolução Gloriosa (1688), que pôs fim ao absolutismo e consolidou a supremacia do Parlamento sobre a autoridade real. A burguesia foi o setor da sociedade mais beneficiado pelas revoluções inglesas.

ILUMINISMO: No século XVIII, fortaleceu-se no continente europeu o iluminismo, corrente de pensamento que defendia o predomínio da razão sobre a fé. As críticas dos iluministas eram, fundamentalmente, contra o Antigo Regime, pregando o liberalismo político e econômico. Os três nomes mais significativos do iluminismo francês foram os filósofos Voltaire, Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau. Na economia, o escocês Adam Smith fundou as bases do liberalismo econômico, pregando a livre-concorrência e a não intervenção do Estado.


Pág. 53 (GE: HISTÓRIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog