SAÚDE


"CASOS SUSPEITOS DE SARAMPO NA CIDADE DO RIO CHEGAM A 17"
"Além do caso da estudante de Direito, que já recebeu diagnóstico preliminar positivo, 16 aguardam exames"


"RIO - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou na tarde desta quarta-feira que acompanha 17 casos suspeitos de sarampo na cidade. Entre eles está o de uma estudante de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 21 anos, que já recebeu diagnóstico preliminar positivo de sarampo. Todos os 17 casos ainda aguardam confirmação do laboratório de referência nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo a secretaria, todos os protocolos epidemiológicos de acompanhamento e testagem dos pacientes, além de investigação do provável local de infecção e bloqueio vacinal estão sendo realizados em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde.
O órgão informou também que, na terça-feira, realizou uma nova ação de vacinação de bloqueio no campus da Faculdade de Direito da UFRJ. Ao todo foram aplicadas 573 doses da vacina em membros da comunidade acadêmica e funcionários da instituição."


"No Rio, os casos mais recentes confirmados de sarampo ocorreram em 2014 e foram considerados importados, ou seja, os pacientes foram infectados em viagens a outras regiões do país ou internacionais. No Brasil, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças aos 12 meses e aos 15 meses. A cobertura vacinal contra a doença para crianças de 1 ano na cidade é de 107%, segundo a secretaria de Saúde."

"JOVEM TERIA SIDO DIAGNOSTICADA EM SÃO PAULO"

"A aluna da UFRJ contou que passou pela emergência do Hospital Copa D'Or há um mês, mas só teria sido diagnosticada em São Paulo, onde mora sua família. As secretarias estadual e municipal de Saúde estão realizando ações de prevenção e bloqueio da doença, incluindo vacinação na Faculdade de Direita da UFRJ. A Gerência de Doenças Imunopreveníveis da secretaria estadual emitiu um alerta ontem comunicando a 'possibilidade de reintrodução da doença' no estado diante desse caso.
- Quando fui até a emergência do hospital no Rio já estava com algumas manchas no corpo e dores. Como a minha família é de São Paulo, viajei para lá e voltei a procurar um hospital. Quando cheguei ao Hospital São Luiz, no Itaim, já fui internada e passei por uma bateria de exames. Fiquei isolada de todo mundo. Durante três dias só recebi a visita da minha mãe - contou Ingrid, que acredita ter sido vacinada na infância.
O Hospital Copa D'Or informou que a jovem ainda não tinha sinais específicos da doença quando foi atendida. A Faculdade de Direito da UFRJ informou que recebeu a notificação de apenas um caso e permitiu que o serviço de vigilância em saúde realizasse o protocolo de segurança, que incluiu uma conversa com alunos e uma ação de reforço na vacinação. A vacina tríplice deve ser administrada nos dois primeiros anos de vida, mas as duas doses podem ser aplicadas em qualquer idade, com um intervalo de um mês entre elas. Quem tem dúvidas se tomou a vacina, deve tomar."

Notícia retirada do site O GLOBO, 04 de julho de 2018 (Acesso: 04/07/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog