DOSSIÊ CÂNCER:
A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA

Houve um dia em que ter diabetes era uma sentença de morte - ou pelo menos de alguns membros amputados. A pressão alta, a garantia de um ataque cardíaco iminente. Ser portador de HIV, uma verdadeira arma apontada para a cabeça. Hoje, são doenças ainda graves, mas crônicas e controláveis - qualquer um pode conviver com elas e ter qualidade de vida, desde que tomados alguns cuidados.
A epidemia assustadora dos nossos tempos de vida longa e farta (inclusive de maus hábitos como fumar, beber, comer demais e não se exercitar) é o câncer e suas mais de 100 variações já identificadas. Um assunto que interessa a todos nas próximas postagens, que compreenderão um DOSSIÊ CÂNCER: A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIAVocê lerá e verá que ter câncer não é uma loteria, mas sim uma probabilidade estatística. Esse diagnóstico vai aparecer para metade de nós nos próximos anos.
A cura definitiva da doença em qualquer estágio já foi cravada algumas vezes, e tema de notícias ou assuntos publicados neste blog. Hoje, cientistas de todo o mundo parecem convergir para uma solução menos milagrosa que um elixir mágico, e, por isso, mais plausível: manter o câncer sob controle. As últimas descobertas aplacam a fúria da multiplicação das células cancerosas e garantem uns bons anos a mais de vida, e o principal: com qualidade. Para que o câncer, muito em breve, seja a nova diabetes, metaforicamente, só nos impeça de comer alguns doces, mas não de viver.

TRATAMENTOS:
BATALHA SEM FIM - UM INIMIGO MUTANTE REQUER UMA LUTA EM VÁRIAS FRENTES. OS TRATAMENTOS MODERNOS CONTRA O CÂNCER TÊM POR OBJETIVO DOMAR COM A QUAL PRECISAREMOS CONVIVER


CÂNCER DE PULMÃO
Hábito de fumar aumenta em 30 vezes as chances de desenvolver a doença.


1 PELA BOCA
Pode levar 30 anos para o câncer de pulmão aparecer. Sintomas como tosse que não passa, cuspir sangue e dificuldade de respirar, comuns a várias outras doenças, podem ser sinais de um tumor.

2 LÁ DENTRO
No estágio zero, as células doentes podem se tornar um tumor estão nas vias aéreas. A doença começa no revestimento interno dos brônquios. É o carcinoma In situ (restrito a uma área). No estágio I, quando se configura o câncer, pode se espalhar pelo brônquio, e também atacar a pleura.

3 NA CORRENTE
No estágio II, o tumor avança para os gânglios linfáticos (ou linfonodos) mais próximos. Aí ele está pronto para se espalhar, já que pode se movimentar pela circulação linfática. Nesse estágio, a doença pode atingir a membrana que envolve o coração.

4 PEITO INVADIDO
O terceiro estágio no avanço da doença é alcançar a parede do tórax, ou o diafragma, ou vasos sanguíneos que irrigam o coração, ou traqueia, ou esôfago, ou laringe, ou esterno, ou espinha dorsal, ou a junção da traqueia e brônquios.

5 METÁSTASE
No quarto estágio, o tumor se multiplica, em um ou nos dois pulmões. Células cancerosas são encontradas nos fluídos em torno do pulmão e do coração. Viajando pelo sistema linfático ou sanguíneo, a doença pode ter chegado ao cérebro, fígado ou ossos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog