MUNDO


"TERREMOTO DE MAGNITUDE 7 DEIXA PELO MENOS 82 MORTOS NA INDONÉSIA"
"Abalo atingiu costa norte da ilha de Lombok exatamente uma semana após outro tremor"


"JACARATA - Ao menos 82 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no terremoto de 7 graus de magnitude que abalou neste domingo a ilha indonésia Lombok, uma semana depois de outro tremor atingir a mesma região. Segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do sismo foi localizado a 10 km de profundidade, ao Noroeste da ilha, longe dos principais pontos turísticos do Sul e Oeste da área. Após os tremores, que se replicaram em outros menos intensos, as autoridades da Indonésia lançaram um alerta de tsunami, suspendido pouco depois - ainda que, de acordo com um canal de televisão local, a água do mar tenha avançado em localidades costeiras.
Os tremores foram sentidos com força na localidade próxima de Bali, um dos destinos turísticos mais populares da Indonésia, onde os moradores e turistas chegaram a sair às ruas em pânico. O terremoto também provocou danos leves na cidade javanesa de Bandung, a 955 km de distância.
Entre os mortos estão um bebê de um ano e uma pessoa de 72 anos, informou o porta-voz, que citou pelo menos 52 feridos.
No domingo passado, um terremoto de 6,4 graus, mas a uma profundida menor, deixou 17 mortos e destruiu centenas de edifícios na ilha de Lombok. Também provocou deslizamentos de terra que pegaram de surpresa os alpinistas que estavam nas montanhas da ilha."


"O porta-voz da agência indonésia de gestão de catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que vários edifícios foram afetados em Mataram, a principal cidade de Lombok.
- Muitos eram imóveis construídos com materiais pouco sólidos - completou.
Autoridades disseram que viajantes nos aeroportos de Bali e Lombok entraram em pânico, mas que houve danos mínimos aos prédios e as operações não foram interrompidas.
- Todas as pessoas no hotel estavam correndo, então eu também corri. As pessoas lotaram as ruas. Havia diversas autoridades dizendo para as pessoas não entrarem em pânico - disse uma turista australiana, Michelle Lindsay.
Em várias partes de Mataram o fornecimento elétrico foi cortado e os pacientes tiveram que ser evacuados dos principais hospitais, explicaram os responsáveis e as testemunhas.
A Indonésia, um arquipélago de 17 mil ilhas, situa-se no local conhecido como 'cinturão de fogo' no Oceano Pacífico, zona de forte atividade sísmica. Ainda que o país registre numerosos tremores, a maioria não é perigoso. Em 2004, um tsunami provocou um terremoto de magnitude 9,3 na costa de Sumatra, no Oeste da Indonésia, e deixou cerca de 200 mil mortos em vários países do Oceano Índico, 168 mil deles indonésios."

Notícia retirada do site O GLOBO, 05 de agosto de 2018 (Acesso: 05/08/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog