SOCIEDADE


"BRASIL REGISTRA 164 CASOS DE ESTUPRO POR DIA EM 2017"
"Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram 60.018 casos no ano passado. Nesta quinta, uma mulher pulou de um carro em movimento após ser estuprada em SP"


Por: Léo Arcoverde
        Paula Araújo
        GLOBO NEWS SÃO PAULO

"O Brasil registrou 60.018 casos de estupro em 2017, o que corresponde a uma média de 164 por dia, ou um a cada 10 minutos. Os dados são do 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que foi divulgado nesta quinta-feira (9).
O valor representa um aumento de 8,4% em relação a 2016, e 46% em relação a 2010. São casos como o que aconteceu nesta quinta em São Paulo, quando uma mulher sofreu um sequestro-relâmpago e pulou de um carro em movimento após ser ameaçada de morte.
A vítima estava dirigindo quando o criminoso assumiu o volante e começou a circular com ela pelo bairro da Penha, na Zona Leste da capital. Após ser estuprada, a mulher foi ameaçada de morte e saltou do veículo."


"De acordo com Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os dados podem ser ainda mais alarmantes. Estima-se que apenas 10% dos crimes de estupro são notificados no país. 'Se a gente assumir que esses 60 mil são só 10%, temos aí 600 mil casos de violência sexual todos os anos', diz.
'Infelizmente a gente sabe que o crime de estupro é um dos que têm, no mundo, o maior número de subnotificações. Em geral, a pessoa que é vítima tem medo, tem vergonha, tem medo de ser vitimizada novamente na delegacia. Então muitas vezes ela não registra', afirma.
São Paulo é o estado com maior número total de registros, com 11 mil casos. Já Mato Grosso do Sul tem a maior taxa de casos para cada 100 mil habitantes, com 66 registros."



"A maioria dos estupros acontece dentro de casa. Segundo Samira, mais de 70% dos casos envolvem vulneráveis. 'São crianças e adolescentes estupradas por conhecidos: padrastos, pais, tios, vizinhos. Muitas vezes o perigo mora ao lado. Muitas vezes é alguém da sua confiança que vai ser o agressor', diz.
Pela primeira vez em sua divulgação, o Fórum também compilou dados sobre violência doméstica nesta edição do anuário. Foram 221.238 casos de agressão, o que significa 606 por dia. São registros de lesão corporal dolosa enquadrados na Lei Maria da Penha.
O Brasil também bateu novo recorde de assassinatos em 2017, com 63,8 mortes."

Notícia registrada do site G1, 10 de agosto de 2018 (Acesso: 10/08/2018)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog