CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS!


"A LUTA PELA DOAÇÃO"
"Cerca de 40% das famílias não autorizam doar órgãos, mas está em ação um grande esforço para derrubar esse índice de recusa. Uma medida simples pode ajudar muito: é só avisar aos mais próximos de que deseja ser doador"


Por: Cilene Pereira

"Yuri Sousa Aurélio, 29 anos, Bruna Damasceno de Sousa, 52 anos, Edson Araki, 56 anos, Fabiana Pighini, 37 anos. Dar o nome e sobrenome das pessoas que aparecem nas fotos desta reportagem é uma obrigação jornalística. Nesse caso, no entanto, é acima de tudo a forma de evidenciar por meio das histórias desses cinco indivíduos a importância de apenas um gesto para que a vida continue. De outro jeito, é verdade, mas ela continua. Todos foram beneficiados por doações de órgãos imprescindíveis para que pudessem continuar seus caminhos. Sem o ato generoso de alguém que não conhecem - e que não os conhece - certamente não estariam aqui estampando o sorriso que ilumina esses retratos." 





"As fotos farão parte de uma exposição a ser montada em São Paulo como parte de um pacote de iniciativas para estimular a doação de órgãos no Brasil. A decisão de exibir as cicatrizes intencionais, também, quebrar o conceito equivocado de que o corpo bonito é corpo sem marcas. A ideia de mostrar partiu de Bruna, que passou por quatro transplantes (três de fígado e um de rim), necessários por causa de complicações causada por uma doença metabólica, e do cantor Bruno Saike, ativista e idealizador da ação #Juntos pela doação de órgãos. Na quinta-feira 27, comemora-se o dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, e até lá serão realizadas outras ações. Do movimento #Juntos, por exemplo, incluem-se o lançamento nas plataformas digitais de uma coletânea com gravações de artistas como Pitty, Irá! e He Saike e um ato na quarta-feira 26, na Arena Corinthians e Flamengo pela Copa do Brasil. A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) também preparou um calendário de eventos que terá seu ponto alto no dia 27, com a iluminação em verde (cor da campanha) do prédio da FIESP, na Avenida Paulista."


"São ações mais do que necessárias. Entre janeiro e junho, quase 33 mil adultos aguardavam por um órgão, segundo a ABTO. Crianças somavam 706. A fila maior é para rins, seguida pela de fígado e de coração. Dos 5,4 mil adultos que ingressaram na lista no primeiro semestre, 728 morreram. Das 159 crianças, 7 perderam a vida antes que conseguissem uma doação.
Falar em doação de órgãos é daqueles assuntos sobre os quais ninguém quer conversar a respeito. Discutir o tema lembra a morte e, por isso mesmo, é compreensível que cause desconforto. Mas é nessa mudança de comportamento que residirá boa parte da virada de jogo para tirar muita gente da espera e tornar o Brasil mais solidário. O número de pacientes que aguardam por um transplante só é tão alto porque, basicamente, faltam doadores. Capacidade técnica, em gente e em equipamentos, o País possui. 'Poderíamos aumentar o total de cirurgias porque os hospitais têm estruturas muito bem estabelecidas', afirma o cirurgião André Ibrahim David, do Departamento do Transplante da ABTO.
É verdade que há deficiências, como limitações nos hospitais para o reconhecimento de potenciais doadores e sua notificação à central de Transplantes. Mas é fato que times bem organizados - médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, nutricionistas - trabalham com maestria desde a captação de órgãos até a recuperação do transplantado. Um belo exemplo é a equipe chefiada pela enfermeira Vanessa Gonçalves, coordenadora de uma das quatro que atuam na capital paulista na captação de órgãos. Ela comanda uma espécie de esquadrão da vida acionado sempre que chega ao serviço a informação de um possível doador nos hospitais."


"MOMENTO DIFÍCIL E DECISIVO"

"E é aí, com treinamento e sensibilidade, que começa um trabalho que, horas depois, pode transformar a morte em vida novamente. Vanessa e seu time têm a missão de explicar aos familiares que órgãos da pessoa que acabam de perder podem ser doados se apresentarem condições para tal. Antes de abordar a família, é preciso identificar a reação emocional dos envolvidos e aproximar-se quando for possível. É um momento difícil, mas decisivo. Ainda atordoados pela notícia do falecimento, os familiares precisam entender conceitos como o de morte encefálica - completa e irreversível parada das funções cerebrais - e decidir se permitem a doação. Só quem pode autorizar são os parentes em até segundo grau, cônjuges ou companheiros. Em geral, quatro em dez famílias não permitem a doação. Nos primeiros seis meses do ano, o índice médio de recusa no País foi de 43%. No Mato Grosso, 90% disseram não à doação. O mais impressionate é que 60% das negativas acontecem porque a família simplesmente não sabe se a pessoa queria ser doadora. Na dúvida, prefere manter o corpo preservado. Quando as pessoas sabem do desejo que o indivíduo tinha em doar, a autorização é dada sem vacilação. É uma forma de cumprir o último desejo de quem partiu. Às vezes, os familiares intuem a opção por doar, como foi o caso de Sérgio Miwa quando seu pai, Setsuo Miwa, morreu há dois anos. 'Ele foi uma pessoa que ajudava os outros. Achei que gostaria de ter ajudado mais uma vez', conta Sérgio. A doação de Setsuo salvou três pessoas.
Por essa razão, um dos esforços é estimular que as pessoas digam, principalmente aos familiares, que desejam ser doadores. 'Informe à sua família sobre o seu desejo', diz a enfermeira Vanessa. Em outra frente, especialistas envolvidos na batalha pelo aumento dos transplantes lutam pela criação de um estatuto do doador com medidas que possibilitem, por exemplo, o seu posicionamento. 'Também pensamos em criar um aplicativo por meio do qual o usuário registre que é doador. Pode servir de fonte de pesquisa para a família se solicitada a doar os órgãos do parente falecido', conta o cirurgião André Ibrahim. Colocar-se à disposição para salvar vidas, portanto, é mais simples do que parece. E só dizer 'Sim, sou doador'."


EU RECEBI UM FÍGADO. E DEI O MEU À OUTRA PESSOA


Eu sou a Cilene Pereira que assina a reportagem e a Cilene Pereira que aparece no início do texto, na lista dos transplantados. A foto do lado é minha e fará parte da exposição. Em 31 anos de jornalismo, jamais imaginei que um dia eu seria personagem da minha própria matéria. Personagem, no jargão jornalístico, é a pessoa que serve para ilustrar uma história. Mas aqui estou eu. Sou portadora de Polineuropatia Amiloidótica Familiar, doença neurodegenerativa cujo diagnóstico devo à competência do cardiologista Bruno Bueno, do Hospital Samaritano (SP). Sem sua persistência em descobrir de onde vinham meus sintomas - dificuldade em andar e baixa pressão arterial entre eles -, não teria chegado à solução para barrar a progressão da doença que gradativamente roubaria minha autonomia: o transplante de fígado. No dia 14, comemorei um ano da cirurgia, conduzida com excelência pelo cirurgião André Ibrahim David. Por uma peculiaridade da minha doença, meu fígado não servia para mim, mas servia para outro. Por isso, na mesma noite que recebi um fígado novo, doei o meu para outro paciente, que o aguardava em um hospital a alguns quilômetros do centro cirúrgico onde eu estava. Não sei de quem recebi o fígado. E não sei quem recebeu o meu. Só torço para que a pessoa a quem doei, esteja, como eu, feliz com a vida que há para ser vivida."


A matéria acima foi retirada da revista ISTOÉ - Nº 2544, págs. 58, 59 e 60. 26 de setembro de 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista ISTOÉ e à Editora Três.


SUGESTÃO

Após a leitura, separamos um vídeo do programa Panorama, da TV Cultura, que discute a doação de órgãos no País. As imagens são do YouTube, e o idioma é o português.


A seguir, vídeo do Hospital Israelita Albert Einstein, postado em seu canal no YouTube, que explica de forma objetiva e dinâmica, com ilustrações, como funciona a doação de órgãos e transplantes. O idioma é o português.


SUGESTÃO PARA LEITURA

Quer saber mais sobre a doação de órgãos, histórias e como realmente funciona? Então confira a série do blog Conhecimento Cerebral - SEJA UM DOADOR DE ÓRGÃOS: É preciso Falar, Divulgar e Fazer, clicando sobre seu nome em destaque. Bom conhecimento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog