CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MEIO AMBIENTE!


"MORTE ACELERADA"
"Estudo internacional publicado em fevereiro, com participação brasileira, mostra que os riscos corridos pelas florestas tropicais do mundo estão se intensificando em ritmo crescente"


Por: Ipam, via Observatório do Clima

"Como se o desmatamento já não fosse suficientemente ruim, uma série de outras ameaças a mata, num ritmo cada mais intensivos, as árvores da Amazônia e de outras florestas tropicais úmidas da Terra.
Uma revisão de artigos científicos feita por especialistas no tema, incluindo o pesquisador brasileiro Paulo Brando, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), e publicada na revista 'New Phytologist' em fevereiro, indica que a taxa de mortalidade dessas árvores mostra sinais de aceleração nos últimos anos. Os motivos são o aumento da temperatura, secas longas e piores, ventos mais fortes, incêndios mais extensos, mais cipós e até a abundância de gás carbônico na atmosfera - uma das causas do efeito estufa e do elemento fundamental da fotossíntese."


"As mudanças climáticas estão ligadas a todos os problemas apontados. 'O trabalho mostra que há indícios fortes que relacionam a mortalidade das árvores de florestas tropicais úmidas às alterações esperadas para essas regiões, em escalas global e regional', afirma Brando.
O foco do estudo foram as florestas intactas, primárias ou antigas, na América do Sul, África e no Sudeste Asiático. A Amazônia brasileira aparece em destaque porque é o local mais estudado de todos."


"Na Amazônia, todas essas causas de mortalidade de árvores estão presentes', diz Brando. 'Mas é difícil dizer que é mais relevante do que outra, porque todas têm um papel. Secas causam picos de mortalidade, enquanto o aumento de CO2 provoca mudanças de fundo. Já eventos de tempestades de ventos impactam mais áreas fragmentadas, e o fogo causa muitos danos no sudeste da Amazônia'."

"EQUAÇÃO LETAL"

"É impossível estabelecer qual desses ataques é pior. As secas têm se tornado cada vez mais longas e severas - na Amazônia, episódios anômalos ocorreram em 1997, 2005, 2010 e 2015. Como defesa imediata, as árvores tomam atitudes extremas, como fechar os estômatos (células por onde ocorrem a respiração das plantas) e perdem folhas. Essas folhas, por sua vez, se acumulam em abundância no solo e servem de combustível para incêndios florestais, que se alastram facilmente e por mais tempo.
Secas e temperaturas mais altas podem ainda levar as árvores a definhar de fome, também num mecanismo de defesa que acaba se tornando um algoz. Ao fecharem os estômatos para salvar a água em seu interior, elas deixam de capturar o CO2 do ar, sua fonte de alimentação, enquanto consomem o que têm dentro.
O regime forçado as deixa mais suscetíveis a ataques de pestes, como insetos, ou à competição por comida como os cipós - que, por sua vez, têm proliferado nesses ambientes. E, mesmo que a dieta não aconteça, o excesso de CO2 no ar também não significa que as florestas crescerão abundantemente.
'Quando há muito gás carbônico, algumas árvores podem dominar o pedaço e roubar os recursos dos vizinhos. Assim, há um aumento esperado da mortalidade de árvores, mas não necessariamente mudanças drásticas nos estoques de carbono', afirma Brando. 'Outra explicação é que a floresta se torna mais dinâmica com mais CO2: cresce e morre mais rapidamente, tanto pelo metabolismo quanto por mudanças na sua estrutura'.
Tampouco o fato de estarem próximas à linha do equador traz vantagem para as florestas tropicais úmidas num planeta mais quente: um novo regime de temperatura, esperado para os próximos anos devido às mudanças climáticas, pode mudar o metabolismo das árvores.
Segundo Brando, reduzir a taxa de mudança no clima e estabilizar o processo o quanto antes, o que envolve tanto derrubar os níveis de emissão de CO2 quanto os do desmatamento, são fatores essenciais para manter as florestas tropicais. 'Quanto menor a área de borda de floresta, comum em paisagens fragmentadas, menor o impacto da seca, fogo e ventos'. Ele ainda destaca a importância de aprofundar as análises. 'Precisamos saber o que realmente está ocorrendo, para fechar buracos nas observações que ainda existem e nos preparar para os efeitos das mudanças climáticas'."


A matéria acima foi retirada da revista PLANETA - Ano 46 - Edição 539, págs. 28 e 29. Abril de 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista PLANETA e à Editora Três.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog