CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!


"PREVINA-SE CONTRA A DEPRESSÃO"
"Alguns nutrientes atuam na produção de serotonina - neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar -, cujo correto funcionamento no cérebro é indispensável para lidar com a doença"


Por: Camilla Perez [texto e fotos]

"Dados recentemente divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam um aumento global nos casos de depressão: 18,4% em 2005, com estimativa de que a doença se torne a mais incapacitante em todo o mundo até 2020. Quando se trata do Brasil, os números também são preocupantes, uma vez que o País é considerado campeão de casos na América Latina, somando 5,8% da população acometida pela enfermidade. Tristeza profunda, cansaço excessivo e falta de motivação e prazer para executar as tarefas diárias são sintomas que devem ser acompanhados e diagnosticados por um especialista. No entanto, já é possível melhorar o bem-estar e ter mais qualidade de vida a partir da alimentação. Confira!"

1 ESPINAFRE
Boa fonte de vitamina B9 - mais conhecida como ácido fólico -, que ajuda na produção de serotonina. Recomenda-se o consumo de um pires, três vezes por semana, fresco ou cozido. Deve ser evitado por pessoas com problemas de fígado, rins e vias urinárias.

2 BANANA
É rica em triptofano, precursor da serotonina, além de conter vitaminas A, B6, C e K, que ajudam a reduzir a ansiedade. Recomenda-se uma unidade por dia e deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas, devido ao alto teor de açúcar.

3 MAMÃO
Fruta rica em carotenoides, vitamina C, fibras e minerais. Indicada como remédio natural para prisão de ventre, o alimento também possui propriedade calmante por ser fonte de triptofano e de magnésio, que auxiliam na produção de serotonina. A recomendação diária é de uma fatia média do formosa. Deve ser evitado por pessoas com diarreia.

4 OVO
Rico em triptofano, ajuda na produção de serotonina e dopamina - responsáveis pela sensação de bem-estar -, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam no bom humor. Recomenda-se consumir uma unidade por dia, preferencialmente cozido, mexido, como omelete ou frito em água. Quem tem colesterol alto deve consumir com moderação.

5 MELANCIA
Contém triptofano, precursor da serotonina. Recomenda-se o consumo de uma fatia média diariamente, mas deve ser consumida com moderação por pessoas que sofrem de diabetes, devido ao alto teor de açúcar.

6 MEL
Estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Além disso, o alimento mantém os níveis de glicose no sangue, preservando o metabolismo do cérebro sempre ativo. Recomenda-se uma colher (sobremesa) por dia, mas é contraindicado a alérgicos, pessoas com diabetes descompensada e crianças menores de um ano.

7 GRÃO-DE-BICO
Possui triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela ativação dos centro cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança. Indica-se consumir duas colheres (sopa) por dia, após deixá-lo de molho por, no mínimo, 8 horas (descartando a água). Deve ser evitado se sentir gases ou cólicas.

8 NOZES
É fonte de selênio, um antioxidante que auxilia na melhora dos sintomas da depressão. Também contém vitamina B1 (tiamina) e inositol (fosfatilinositol), substâncias necessárias para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina. Indica-se consumir até três unidades por dia, sendo necessária moderação por quem precisa controlar a ingestão de calorias ou de gorduras.


A matéria acima foi retirada da revista PENSE LEVE - X Ano 26 - nº 314, págs. 44 e 45. Setembro de 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente a revista PENSE LEVE e a Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog