MUNDO ANIMAL


"CENTENAS DE PINGUINS MUMIFICADOS SÃO ENCONTRADOS NA ANTÁRTIDA"
"Alterações climáticas provocaram as mortes em massa das aves há quase mil anos"


"Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China encontraram centenas de pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) mumificados na Antártida. Acredita-se que os animais tenham morrido há cerca de 200 a 750 anos, por causa de alterações severas do clima, como eventos catastróficos de chuvas e massas de ar úmido.
'É bastante provável que o aquecimento global precipitado tenha levado à tragédia', disse Liguang Sun, chefe do estudo e professor de ciências da faculdade chinesa, em entrevista ao site Live Science.
Os restos mumificados foram descobertos em janeiro de 2016 por Sun e sua equipe. De acordo com o professor, havia entre dez e 15 carcaças por metro quadrado no local. 'Consistem em múmias desidratas bem preservadas, a maioria intacta ou parcialmente intacta com estrutura esquelética, pele e penas', descreveu no estudo da escavação, publicado no periódico Journal of Geophysical Research: Biogeoscienses. 'A maioria das carcaças são de filhotes, conforme avaliado pelo tamanho e superfície óssea porosa'.
A datação por radiocarbono revelou que os bichos morreram gradualmente ao longo de décadas, principalmente em dois períodos diferentes entre 200 e 750 anos atrás. Depois de estudar os sedimentos depositados na área, que incluíam fezes de pinguim e materiais de nidificação, os pesquisadores concluíram que 'eventos climáticos externos' causaram a morte dos animais."


"De acordo com o site Science Alert, os filhotes de pinguins são vulneráveis a chuvas fortes e à neve porque ainda cultivaram penas impermeáveis para protegê-los de elementos extremos. 'Ao contrário dos pinguins adultos que têm penas para isolá-los da água fria, os pequenos não têm plumagem à prova d'água', explicaram os autores no estudo. 'Expostos à chuva e à neve, os filhotes podem sofrer com alta mortalidade e crescimento lento devido à hipotermia'.
Aprender como os pinguins se saíram durante alterações climáticas pode ajudar a prever o que vai acontecer com essas aves no futuro. 'Acredita-se que a atual tendência do aquecimento global vai continuar ou piorar', falou Sun. 'À medida que a mudança climática provocada pelo homem aquece o planeta, a Antártida verá mais chuva e neve, o que provavelmente vai aumentar as chances de mortes em massa de pinguins'.
O pinguim-de-adélia é nativo da Antártida, onde atualmente há cerca de 250 colônias existentes, incluindo uma comunidade enorme de 1,5 milhão de aves, descoberta este ano. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) não considera a espécie ameaçada de extinção mas, para os pesquisadores, eventos climáticos externos podem colocá-la em perigo.
Evidências recentes mostram que o aumento da chuva e a queda de neve podem ser letais para os filhotes de pinguins. Durante a época de reprodução de 2013 e 2014, por exemplo, '100% dos filhotes de cerca de 34 mil pinguins reprodutores morreram em três eventos de chuvas incessantes e queda contínua de neve', conforme os estudiosos colocaram no estudo."

Notícia retirada do site GALILEU, 11 de setembro de 2018 (Acesso: 11/09/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog