ALIMENTAÇÃO


"O QUE É GORDURA TRANS E POR QUE VOCÊ DEVE EVITÁ-LA"


Por: Thaís Manarini

"Enquanto a insaturada recebe o apelido de 'gordura boa' e a saturada, quando consumida na dose certa, tem sua importância para o organismo, a gordura trans não é recomendada em nenhuma quantidade.
Existe uma versão dela encontrada naturalmente em produtos de origem animal, como carnes e leites. Contudo, trata-se de uma dose singela. Quando se mencionam os infortúnios provocados pela trans, eles dizem respeito à versão hidrogenada, criada pela indústria. Essa gordura abala sem dó nosso perfil lipídico, pois eleva os níveis de colesterol LDL e baixa os de HDL
De positivo, só dá para falar do seu sabor - ele confere textura e crocância aos produtos. Não à toa, por muito tempo foi protagonista na receita de salgadinhos, biscoitos e outras guloseimas. 'Hoje, eu diria que 80% do mercado já não usa mais trans', calcula o químico Renato Grimaldi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Mas ainda há marcas menores que não conseguiram se livrar dela por questões tecnológicas e comerciais. Para tirar a dúvida, verifique se o termo 'gordura parcialmente hidrogenada' está na lista de ingredientes. Isso se refere à trans.
A tabela nutricional não é o melhor parâmetro porque, nesse espaço, só é obrigado a constar essa gordura caso a porção do produto contenha mais de 0,1 grama do ingrediente. Ocorre que, muitas vezes, as empresas trabalham com porções pequenas, como dois biscoitos.
Nessa quantidade, de fato o alimento pode concentrar pouca gordura trans. Mas em cinco, seis, sete biscoitos... a coisa muda de figura. 'E mesmo teores baixos trazem riscos', lembra Elisa, nutricionista da PUC-Campinas. Em uma dieta de 2 mil calorias, o limite de 1% sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) dá 2,2 gramas ao dia."

"TOLERÂNCIA ZERO VEM AÍ"

"Nos Estados Unidos, a indústria tem até o fim deste ano para tirar totalmente a gordura trans artificial de circulação. Um movimento que, logo mais, deve ser visto no Brasil.
Mas um receio desponta: que tipo de substância entraria no lugar? 'Em teoria, são as gorduras saturadas, que dão o mesmo resultado em termos de consistência', explica Grimaldi. Para o expert, é como trocar o 'péssimo' pelo 'muito ruim'.
O melhor cenário seria substituir uma parte desse teor de saturada por uma gordura com perfil mais insaturado. 'Mas nem todas as empresas estão preparadas para isso', analisa o químico da Unicamp. Logo, se a trans sair mesmo de cena, a investigação do rótulo não poderá parar."

Matéria retirada do site SAÚDE, 10 de outubro de 2018 (Acesso: 10/10/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog