CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA MUNDO!


"UM POVOADO NO LIQUIDIFICADOR"


"No bairro de Balaroa, na cidade de Palu, na Indonésia, a paisagem costumava ser dominada por uma mesquita com domos dourados. Na sexta-feira 28 de setembro, pouco antes da reza noturna, um grupo de crianças se juntou nesse templo para recitar o Corão. Perto das 6 horas da tarde, um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter sacudiu o chão, e ondas de até 6 metros de altura invadiram as ruas. O edifício da mesquita se desfez, soterrando os pequenos, e se deslocou 30 metros para o lado. Moradores disseram que, por dois dias, ouviram gritos de socorro vindos de debaixo dos escombros, mas não conseguiram ajudar. Árvores caídas e pedaços de telhados pareciam fazer crer que o bairro todo tinha sido colocado dentro de um liquidificador gigantesco. De cima, só os domos dourados da mesquita podiam ser reconhecidos em Palu. Situada no Círculo do Fogo, a Indonésia é uma das nações mais açoitadas por terremotos e maremotos. Na quarta-feira da semana seguinte, um vulcão entrou em erupção. O país foi um dos mais atingidos pelo devastador tsunami que varreu o Sudeste Asiático no Natal de 2004. Daquela vez, o tremor alcançou magnitude 9 na escala Richter e 200 000 perderam a vida. Desde então, a região já registrou sete grandes terremotos. Por se tratar de um arquipélago com 17 000 ilhas, um dos fatores determinantes para prever o grau da tragédia é se epicentro acontece em terra ou mar. Em agosto, tremores em terra deixaram entre 130 e 430 mortos. Desta vez, falava-se em 1424."
Duda Teixeira


A matéria acima foi retirada da revista VEJA - Edição 2603 - Ano 51 - nº 41. 10 de outubro de 2018. Todos os direitos autoriais são reservados exclusivamente à revista VEJA e à Editora Abril.


SUGESTÃO

Após a leitura, sugerimos que assista ao vídeo do noticiário da GloboNews, que mostram imagens e informa que os mortos pelo terremoto seguido de tsunami na Indonésia, já passava dos 1200. As imagens são do YouTube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog