HISTÓRIA EM PERSPECTIVA:
ESPECIAL 2ª GUERRA MUNDIAL - A GUERRA NA EUROPA E NORTE (1939-1942)

2ª GUERRA MUNDIAL
Campanhas do dia a dia

Nesta nova série de matérias do Conhecimento Cerebralapresentamos a edição da série de CADERNOS ESPECIAIS, da revista Leituras da História, que tratam das campanhas dia a dia na 2ª Guerra Mundial, com tradução de René Ferri, começa com a grande ofensiva de 1942, na Rússia. O exército alemão vinha aniquilando inimigos e, confiante, partiu para o sul em busca dos campos de petróleo no Cáucaso. No entanto, na sequência da campanha deparou-se com uma resistência inesperada em Stalingrado, quando a contraofensiva soviética esmagou as forças do eixo. 

Por: Chris Bishop Chris McNab

CRONOLOGIA
Em 1942, os esforços de guerra alemães começavam a mostrar sinais de instabilidade, especialmente com relação ao suprimento de petróleo. A ofensiva de Hitler no sul da Rússia conseguiu alcançar e guardar o rio Don de Voronezh e Stalingrado e capturar os campos de petróleo do Cáucaso


1942
Março - abril
Os planos para a Operação Azul, a conquista do Cáucaso russo, foram desenvolvidos por Hitler e seus líderes militares. A Diretiva do Fuhrer para a operação foi lançada em 5 de abril.

8 de maio
A Operação Azul começa com uma ofensiva do 11º Exército Manstein para tomar a península de Kerch e a cidade de Sebastopol na Crimeia.

12 de maio - 27 de junho
As forças russas lançam uma ofensiva em Carcóvia, ocupada pelos alemães, um ataque preventivo para preparar a ação do Grupo Sul do Exército alemão contra o bolsão soviético em Izyum. A Operação Fridericus, operação subsidiária alemã para tomar Izyum, é lançada como uma contraofensiva. O 1º Exército Panzer de Kleist e o 6º Exército de von Paulus, vindos do sul, deparam-se com um cerco massivo de forças soviéticas ao redor de Carcóvia. Os soviéticos perdem cerca de 250 mil homens em Carcóvia e Izyum é tomada.

28 de junho
As forças alemães começam a trilha principal pelo Volga. O 2º Exército e o 4º Exército Panzer iniciam seu ataque a sudeste de Kursk e atacam em direção a Voronezh.

30 de junho
O 6º Exército de von Paulus ataca em direção a Belgorod e o destrói o corredor Donets em direção a Stalingrado.

2 de julho
Sevastopol cai após um longo cerco alemão.

6 de julho
Voronezh é tomada pelo 4º Exército Panzer. Enquanto isso, o 6º Exército chega ao Don e segue rumo ao sul, em direção a Stalingrado.


7 de julho
O Grupo A do Exército é formado, consistindo do 1º Exército Panzer e do 17º Exército posicionados entre Carcóvia e o Mar de Azov sob o comando de Marechal de Campo List.

9 de julho
O Grupo A do Exército inicia a saída em direção à Bacia do Donets, fazendo a curva e seguindo para o sul em direção a Rostov e o Cáucaso. O 2º Exército, o 4º Exército Panzer e o 6º Exército, conhecido como Grupo Sul do Exército, são renomeados como Grupo B do Exército, comandado pelo Marechal de Campo von Bock, e, depois, pelo General Maximilian von Weichs, a partir de 13 de julho.

13 de julho
Hitler definiu para o 6º Exército de von Paulus a captura de Stalingrado como principal objetivo operacional, supostamente para proteger o Grupo A de Exército de ataques russos pelos flancos conforme seguia em direção ao Cáucaso.

17 de julho
Hitler designa o 4º Exército Panzer ao sul para se dirigir ao Cáucaso em vez do ataque a Stalingrado.

23 de julho
O Grupo A do Exército completa o cerco de Rostov e faz 83 mil soviéticos prisioneiros. Hitler lança a Diretiva Fuhrer 45 como continuação da Operação Azul. Parte da diretiva ordenava que o 6º Exército tomasse e ocupasse Stalingrado antes de seguir a linha do Volga e capturar Astrakhan, no Mar Cáspio.

23 de agosto
O Grupo B do Exército finalmente chega ao Volga no norte de Stalingrado. Embora a forte investida do Grupo A do Exército no Cáucaso tenha sido um sucesso (capturou o primeiro campo de petróleo em Maikop próximo ao Mar Negro em 9 de agoto), cerca de metade do combustível e munição do 6º Exército teve que ser direcionada para a operação sul. O Grupo A do Exército, no entanto, estava profundamente esgotado e vulnerável.

Setembro - outubro
A ofensiva alemã diminuiu drasticamente de ritmo. O Grupo A do Exército fez o melhor progresso. Em meados de novembro, penetrou ao sul o quanto pôde: no Cáucaso, no Monte Elbus e Ordzhonikidze. O 6º Exército de Von Paulus, contudo, foi atrasado perto do Stalingrado, e Hitler ordenou claramente que a cidade deveria cair antes de se direcionar atenções a qualquer outro objetivo no Cáucaso.

EVENTOS INTERNACIONAIS
26 de maio
Uma ofensiva Italo-alemã é lançada contra a Linha britânica de Gazala na Líbia.

4 - 5 de junho
A Batalha de Midway é travada no Pacífico, o confronto naval mais decisivo da guerra. O Japão perdeu quatro transportes aéreos, metade da sua frota de transportes, e que abreviou seriamente a participação japonesa em ofensivas navais futuras.

21 de junho
Tobruk, na costa da Líbia, cai nas mãos das forças alemãs do Marechal de Campo Rommel, depois de ter resolvido a contento a campanha na Linha de Gazala. Cerca de 30 mil soldados britânicos e do cinturão de algodão foram feitos prisioneiros.

19 de agosto
O porto francês de Dìeppe ocupado pelos alemães sustenta um ataque anfíbio de 6 mil soldados. Aliados, principalmente da infantaria canadense e dos comandos britânicos. Cerca de 4 mil soldados Aliados foram mortos ou capturados e a missão falhou miseravelmente.

23 de outubro
O General Bernard Montgomery lança uma gigantesca ofensiva contra as forças alemães perto de El Alamein, África do Norte. A batalha subsequente é o ponto de virada na campanha da África do Norte e dá início a uma longa batalha e recuada dos soldados do Marechal de Campo Erwin Rommel para a Tunísia.

HISTÓRIA EM PERSPECTIVA: ESPECIAL 2ª GUERRA MUNDIAL foi retirada da revista HISTÓRIA EM PERSPECTIVA - nº 89 - Parte integrante de Leituras na História - ano 9 - Edição 118, págs. 6, 7 e 8.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog