SAÚDE


"SAIBA TUDO SOBRE A CATAPORA"
"A doença é contagiosa e mais comum na infância"


"Bolhas vermelhas que coçam, mal-estar, cansaço, febre... Esses sintomas podem ser sinal do surgimento da catapora, doença contagiosa que acomete especialmente crianças com até 10 anos e que não foram vacinadas contra o agente causador: o vírus varicela-zóster.
'Os adultos, na maioria das vezes, já contraíram a doença ou foram vacinados quando pequenos. Por isso, as crianças podem ser consideradas o grupo de risco. Em populações onde a incidência da doença é muito baixa, a maioria dos casos podem se concentrar em jovens e adultos', explica Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Delbone Auriemo Medicina Diagnóstica.
Apesar de ser considerada uma doença de grau leve ou moderado, a catapora pode causar uma série de complicações que são comuns em pacientes acima dos 15 anos de idade e em crianças menores de 1 ano, como infecções secundárias nas lesões da pele, infecções invasivas, encefalites virais, meningites e, até mesmo, pneumonias.
Pessoas com sistema imune fraco e gestantes também podem fazer parte do grupo de risco. 'No caso das gestantes, há um pequeno risco de ocorrerem anomalias na criança durante a gravidez, caso a mãe contraia a doença. A catapora pode também ser transmitida para o recém-nascido pela mãe, se ela for infectada em até 5 dias antes do parto ou dois dias depois de dar à luz, sendo de alto risco para ambos', esclarece Cunha.
Por ser uma doença altamente contagiosa, é indicado que a pessoa que está infectada fique em repouso e não tenha contato com pessoas que não tenham sido vacinadas, para não transmitir o vírus. É preciso ressaltar que o indivíduo que já obteve a doença dificilmente a desenvolverá de novo, pois ela confere proteção para o resto da vida. Para quem prefere se prevenir da ocorrência do problema, o melhor é investir na vacinação, que pode ser feita a partir dos primeiros 12 meses de vida."

Matéria retirada do site PENSE LEVE, 09 de março de 2018 (Acesso: 09/03/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog