CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA POLÍTICA INTERNACIONAL!


"VENEZUELA: MADURO POR UM FIO"


Por: Antonio Carlos Prado
        Cilene Pereira

"A situação do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, assemelha-se cada vez mais a de um animal acuado sem ter para onde fugir. Na semana passada, cresceu a adesão da população em torno de Juan Guaidó, autodeclarado presidente interino da Venezuela e já reconhecido por 48 países, entre eles o Brasil. Na terça-feira 12, milhares de pessoas foram às ruas em todo o país para manifestar apoio a Guaidó. Tratou-se de uma das maiores demostrações de poder do líder opositor. No protesto no centro de Caracas, Guaidó garantiu que a ajuda humanitária prometida pelos EUA entrará no país a partir do dia 23, exatamente um mês depois do início das manifestações e de sua proclamação como chefe de Estado interino. "A ajuda humanitária ingressará na Venezuela, quer queiram, quer não, porque o usurpador vai ter de ir embora", afirmou, referindo-se a Maduro. Ele convocou 250 mil voluntários a se dirigirem a três pontos da fronteira para ajudarem na recepção e distribuição de alimentos, medicamentos e outros itens de necessidade básica que estão em falta. Um dos lugares, a fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, está bloqueado por militares. Guaidó fez um apelo a eles, pedindo que respeitem a Constituição, mas tenham senso de humanidade. "Aqui, uma ordem direta às Forças Armadas: permitem que entre a ajuda humanitária de uma vez por todas e cessem a repressão", disse o opositor durante o protesto. O Brasil se comprometeu a montar um centro de apoio em Roraima. Maduro, em mais uma amostra de seu populismo, chegou a distribuir artigos de primeira necessidade a alguns de seus apoiadores. Mas mundo todo sabe que o usurpador está por um fio. E torce para que esse fio arrebente."


A matéria acima foi retirada da revista ISTOÉ - nº 2564, pág. 18. 20 de fevereiro de 2019. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista ISTOÉ e à Editora Três.


SUGESTÃO

Abaixo, vídeo do noticiário que mostra os conflitos entre os apoiadores de Juan Guaidó e Nicolás Maduro. Os protestos intensificam a favor do líder oposicionista, que pedem que Maduro deixe o governo. As imagens são do YouTube e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog