NACIONAL


"VALE SABIA DE PROBLEMAS COM SENSORES DE BARRAGEM EM BRUMADINHO DOIS DIAS ANTES DA TRAGÉDIA, APONTAM E-MAILS"
"Mensagens apreendidas pela Polícia Federal apontam 'dados discrepantes obtidos através da leitura de instrumentos' instalados na barragem do Córrego do Feijão; informações constam no depoimento do engenheiro Makoto Namba, da Tuv Sud"


Por: Fausto Macedo
         Julia Affonso

"A Polícia Federal identificou em e-mails trocados por funcionários da Vale e da consultoria alemã Tuv Sud que a empresa de mineração já sabia de problemas com sensores da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) dois dias antes do rompimento que matou 150 pessoas e deixou 182 desaparecidos. As informações constam do depoimento do engenheiro Makoto Namba, coordenador de projetos da empresa Tuv Sud, à PF.
Namba e outro engenheiro, André Yassuda, foram presos no dia 29 de janeiro, quatro dias depois do estouro da barragem que despejou o mar de lama em Brumadinho. Nesta terça, 5, o Superior Tribunal de Justiça mandou soltar os dois engenheiros.
O delegado Luiz Augusto Nogueira leu os e-mails para o engenheiro durante seu depoimento. Segundo a PF, as mensagens 'foram iniciadas pelo indivíduo Denis Valentim no dia 23 de janeiro de 2019, às 14h38' e endereçadas a executivos da Vale e da Tuv Sud. No dia 24 de janeiro, às 14h44, funcionários da terceirizada Tec Wise também receberam mensagens.
"(O) assunto tratado diz respeito a dados discrepantes obtidos através da leitura dos instrumentos automatizados (piezômetros) no dia 10 de janeiro de 2019, instalados na barragem B1 do CCF, bem como acerca do não funcionamento de 5 piezômetros automatizados", narrou a Polícia.
A PF questionou o engenheiro 'qual seria sua providência caso seu filho estivesse trabalhando no local da barragem B1'.
"Respondeu que após a confirmação das leituras, ligaria imediatamente para seu filho para que evacuasse o local bem como que ligaria para o setor de emergência da Vale responsável pelo acionamento do PAEMB (Plano de Ação de Emergência para Barragens) para as providências cabíveis", disse Makoto Namba.
Makoto Namba disse à PF que trabalha há 24 anos para a Tuc Sud. Segundo o engenheiro, 'A 1° auditoria externa realizada pela Tuc Sud na Barragem do Córrego do Feijão ocorreu em setembro de 2018 e consistiu na avaliação das condições da estrutura da barragem de seus dispositivos de segurança e dos dados referentes aa mesma de inspeções anteriores bem como da revisão periódica realizada em junho de 2018'.
"A auditoria externa ou inspeção regular realizada em setembro de 2018 e os respectivos relatórios serviram como base para a declaração de estabilidade assinada pelo declarante em setembro de 2018 referente a barragem B1 e do CCF", contou.
De acordo com o depoimento, o engenheiro relatou ter ouvido uma frase 'do funcionário da Vale de nome Alexandre Campanha', durante uma reunião: "A Tuv Sud irá assinar ou não a declaração de estabilidade?".
Namba declarou ter respondido: "A Tuv Sud irá assinar se a Vale adotar as recomendações indicadas na revisão periódica de junho de 2018".
"Apesar de ter dado essa resposta para Alexandre Campanha, o declarante sentiu a frase proferida pelo mesmo como uma maneira de pressionar o declarante e à Tuv Sud a assinar a declaração de condição de estabilidade sob risco de perderem o contrato", relatou.
O engenheiro declarou também à PF saber 'da existência de uma nascente a montante do reservatório da barragem B1 do CCF e que a água excedente desta nascente corria para dentro da barragem'.
"O declarante não sabe dizer ao certo, mas pode afirmar que desde o final de julho/2018 foi construída uma barreira e colocada uma tubulação na nascente para desviar a água do reservatório", afirmou.
"Em setembro de 2018, na apresentação do relatório de inspeção regular, o declarante solicitou à Vale a construção de um SUMP para que o excedente que extravasasse a barreira e à tubulação colocada na nascente ficasse represado neste local e bombeada para o extravisor".
À PF, o engenheiro disse ainda que 'se o DAM BREAK da barragem B1 mostrou que o refeitório e a sede administrativa estava no caminho da lama que escorregou após o rompimento, a Vale deveria ter transferido a sede administrativa e o refeitório bem como demais construções para outro local fora do caminho da lama'."

"COM A PALAVRA, A VALE"

"A Vale informa que vem colaborando proativamente e da forma mais célebre possível com todas as autoridades que investigam as causas do rompimento da Barragem 1 do Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Como maior interessada no esclarecimento das causas desse rompimento, além de materiais apreendidos, a Vale entregou voluntariamente documentos e e-mails, no segundo dia útil após o evento, para procuradores da República e delegado da Polícia Federal. A companhia se absterá de fazer comentários sobre particularidades das investigações de forma a preservar a apuração dos fatos pelas autoridades".

"COM A PALAVRA, A TUV SUD"

"A Tuv Sud está profundamente consternada com o tráfico colapso da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, em 25 de janeiro de 2019. Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias.
Uma subsidiária da Tuv Sud no Brasil realizou verificações na barragem como parte de um contrato com a operadora Vale S.A. Imediatamente após o rompimento da barragem, a Diretoria e o Conselho de Administração da Tuv Sud iniciaram amplas investigações sobre o caso, ainda em andamento. Faremos tudo o que tiver ao nosso alcance para contribuir com a investigação abrangente desse caso. A Tuv Sud contratou os escritórios de advocacia Pohlmann & Company e Hengeler Mueller para que eles conduzam uma investigação independente. Além disso, um especialista independente será chamado para fazer uma avaliação de questões técnicas.
Dois funcionários da Tuv Sud que foram temporariamente detidos pelas autoridades brasileiras foram libertados.
Por conta das investigações em andamento pelas autoridades do Brasil, como as quais estamos contribuindo, a Tuv Sud não está atualmente em posição de fornecer quaisquer informações adicionais."

Notícia retirada do site ESTADÃO, 06 de fevereiro de 2019 (Acesso: 06/02/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog