CIÊNCIA

"CIENTISTAS CRIAM UMA CÉLULA ARTIFICIAL QUE PRODUZ ENERGIA PRÓPRIA"
"Estrutura pode ajudar a produzir órgãos artificiais e outros tecidos corporais que ajudarão no combate de doenças"


"Cientistas desenvolveram células de laboratório capazes de produzir sua própria energia química e sintetizar partes de sua própria composição, fazendo com que elas se pareçam mais com células biológicas reais. A pesquisa foi publicada na revista Nature e é importante principalmente por ajudar a entender como as células reais funcionam e começam a existir, como também pode ser vital para uma série de outras áreas de pesquisa - como produzir órgãos artificiais e outros tecidos corporais que ajudem no combate de doenças.
Yutetsu Kuruma, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão, afirma que tentou muitas vezes construir uma célula artificial viva, especialmente com foco em membranas. "Nesse trabalho, nossas células artificiais foram envolvidas em membranas lipídicas, e pequenas estruturas de membrana foram encapsuladas dentro delas. Desta forma, a membrana celular é o aspecto mais importante da formação de uma célula". 
As membranas lipídicas continham as proteínas ATP sintase (energia química) e bacteriorodopsina, purificadas a partir de células vivas. Estas estruturas foram projetadas para trabalhar em conjunto, utilizando a energia da luz para criar uma diferença de energia dentro da célula e, em seguida, usar essa diferença de energia para construir mais moléculas e mais proteína.
Durante os experimentos, o processo de fotossíntese aconteceu como os cientistas esperavam. As células artificiais imitaram as células reais fabricando RNA mensageiro (mRNA) do DNA e, em seguida, produzindo proteína a partir de mRNA. A principal característica é a capacidade das células de produzir essa energia e fazer sua própria síntese, potencialmente levando à criação de células artificiais independentes que podem se sustentar por conta própria."

Notícia retirada do site GALILEU, 29 de março de 2019 (Acesso: 30/03/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog