ENERGIA

"GERAÇÃO EÓLICA CRESCEU 45%/ANO NA ÚLTIMA DÉCADA, NO BRASIL"
"E isso ainda é pouco! Mesmo se mantiver essa alta taxa de expansão, levará ainda 45 anos para atingir o potencial total que o país possui nessa área"


"Um relatório do BMG Pactual sobre as fontes renováveis mostra que ainda sobram bons ventos no Brasil. A geração eólica disparou nos últimos dez anos, saindo de menos 400 MW em 2008 para quase 14.000 MW em 2018. O que representou um crescimento médio anual de 45%.
Mas, mesmo se mantiver essa alta taxa de expansão, levará ainda 45 anos para atingir o potencial total que, calcula-se, o país tem na área. Isso porque o relatório avaliou apenas o potencial eólico em terra, sem entrar no potencial dos ventos offshore (sobre as águas do território nacional), o que eleva ainda mais as oportunidades desse mercado.
A participação da fonte na matriz elétrica do país saiu de 0,3% para 9% no fim do ano passado. O último Plano Decenal da EPE estima que serão adicionados mais de 5.000 MW até 2026. O relatório da BTG fala em mais  30.000 MW até 2027.
Até hoje, as plantas eólicas têm se concentrado no litoral do Nordeste e no interior da Bahia, onde venta sem parar durante quase metade do ano. A partir de agora, os projetos terão que aproveitar outros ventos.
O BTG está otimista por conta de uma mudança de curso na remuneração da geração: o preço de venda variará ao longo do dia e ao longo do ano para refletir a sazonalidade das hidrelétricas e a curva de demanda diária. Assim, plantas que puderem aproveitar o vento durante o horário de máximo consumo receberão um preço melhor. Segundo o relatório, isso inclui o nordeste da Bahia, o sudeste do Piauí, e também novas localidades, como o norte de Roraima é o leste do Paraná."

Notícia retirada do site PLANETA, 12 de março de 2019 (Acesso: 12/03/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog