HISTÓRIA:
VESTIBULAR E ENEM



O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A história é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - História: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 4: IDADE CONTEMPORÂNEA - LINHA DO TEMPO


IDADE CONTEMPORÂNEA
Veja os principais fatos da Revolução Francesa (1789) até os dias atuais. Os acontecimentos que têm indicação de páginas que correspondem aos temas mais cobrados no vestibular


1789
Estoura a Revolução Francesa.

Séc. XVIII
Início da Revolução Industrial, na Inglaterra.

1804
Napoleão toma o poder como imperador da França.

1817
Tem início a guerra pela independência das colônias espanholas pela América.

1830
A burguesia francesa, reagindo às medidas autoritárias do rei Carlos X, derruba a dinastia Bourbon e leca ao poder Luís Felipe I, um Orléans alinhado com seus interesses. Seguem-se várias insurreições semelhantes na Europa, as Revoluções Liberais.

1848
Os filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels publicam o Manifesto Comunista, que origina o socialismo científico, uma das doutrinas sociais e políticas do século XIX.

1848
A crise econômica e a falta de liberdade civil acentuam a oposição à monarquia na França e levam às Revoluções de 1948, conhecidas como Primavera dos Povos, de inspiração nacionalista e liberal.

1861
Interesses antagônicos entre os estados do sul dos Estados Unidos (latifundiários e escravagistas) e os do Norte (industrializados e abolicionistas) provocam a Guerra Civil Americana ou Guerra de Secessão. Com um saldo de 600 mil mortos, o conflito termina em 1865, com a vitória do norte e o fim da escravidão.

1870
Ocorre a unificação italiana, que integra os vários Estados e reinos da Península Itálica. No mesmo ano, Bismark efetiva a unificação alemã, integrando os Estados germânicos no II Reich (II Império).

1871
Um levante popular na capital francesa implanta um governo revolucionário de inspiração socialista - a Comuna de Paris - que acaba com os privilégios e as distinções de classe: institui, por exemplo, o ensino gratuito, o controle do preço e a distribuição da renda em sistema cooperativo. Após 72 dias, a Comuna é derrotada pelas tropas governamentais. 

1885
As potências europeias regulamentam a partilha da África na Conferência de Berlim. É dos momentos mais representativos do Imperialismo.

1910
Milhões de camponeses descontentes com o domínio dos latifundiários dão início à Revolução Mexicana, a primeira revolta popular do século XX.

1914
Começa a I Guerra Mundial.

1917 
É deflagrada a Revolução Russa.

1922
Benito Mussolini toma o poder da Itália, inaugurando os regimes nazifascistas, que marcariam a Europa após a I Guerra Mundial.

1929
Os Estados Unidos (EUA) enfrentam a crise de 1929, que se espalharia pelo mundo.

1936
Liderados pelo Franco, militares rebelaram-se contra o governo republicano da Espanha, iniciando a Guerra Civil Espanhola.

1939
Começa a II Guerra Mundial.

1946
Eclode a Guerra da Indochina, um dos capítulos da descolonização afro-asiática.

1948
O Estado de Israel é proclamado em 1948, após a aprovação pela ONU do plano de partilha da Palestina entre árabes e judeus.

1949
O líder comunista Mao Tsé-tung proclama a República Popular da China e reorganiza o país nos moldes socialistas: é a Revolução Chinesa.

1950
Começa a Guerra da Coreia, o primeiro grande conflito da Guerra Fria.
1959
Tem início a Guerra do Vietnã.

1959
Irrompe a Revolução Cubana.

1966
Em meio às lutas internas no Partido Comunista Chinês, Mao Tsé-tung impulsiona a Grande Revolução Cultural. Jovens militantes são estimulados a formar a Guarda Vermelha, que persegue os adversários.

1973
Golpes de Estado instalam regimes militares no Chile e no Uruguai. O movimento atinge vários outros países do continente. São as ditaduras latino-americanas.

1979
Descontente com o governo pró-Ocidente do xá Reza Pahlevi, a maioria xiita do Irã inicia a Revolução Islâmica.

1989
A queda do Muro de Berlim marca o fim da Guerra Fria. Nos anos seguintes, o planeta assistiria ao desmantelamento do mundo comunista e mergulharia numa nova ordem mundial.

2001
Em 11 de setembro, as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, são derrubadas, no maior ataque terrorista da história.


Págs. 82 e 83 (GE: HISTÓRIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog