NACIONAL

"GRANDE ABC CONTABILIZA AO MENOS CINCO MORTES E UM DESAPARECIDO POR CAUSA DAS CHUVAS"




"O desabamento de uma casa por volta das 23h45 deste domingo (10) por conta da chuva - foram registrados 110 milímetros - deixou quatro pessoas mortas na rua Caiçara, número 100, no bairro São Caetaninho, em Ribeirão Pires. A confirmação foi feita pela prefeitura. "Por volta de 10 familias residentes do entorno do imóvel atingido pelo deslizamento foram retiradas da área. Equipes da Assistência Social estão realizando identificação, orientação e suporte às famílias. A Prefeitura está mobilizada no atendimento e encaminhamento das pessoas residentes da região e todo município", disse a Administração de Ribeirão Pires por meio de nota. No município, ainda foram registradas mais de 10 ocorrências de queda de árvores, pontos de alagamentos e deslizamentos de terra em diferentes regiões. Sem vítimas.
Em São Bernardo, um motociclista morreu ao tentar atravessar um alagamento no bairro do Taboão, em frente ao Shopping Cristal. Segundo a Administração, ele estava acompanhado de uma mulher na garupa, que conseguiu escapar. O corpo dele foi encontrado pelos bombeiros quando a água baixou.
Ainda na cidade, houve deslizamentos na Vila São Pedro e na Vila São José, ambas sem vítimas. Na Rua da Bica, na Vila São Pedro houve o escorregamento de um grande volume de terra, que provocou prejuízos materiais. A área está isolada e moradores foram retirados do local. O trabalho segue em execução.
O bairro mais afetado foi o Rudge Ramos, com 123 milímetros (a previsão para o dia era de 7 milímetros), seguido por Parque dos Pássaros, Paulicéia, Vila São Pedro, Paço, Joanópolis, Orquídeas e Silvina. "A operação Pé D'água foi ativada e diversas vias da região central, como Avenida Faria Lima e Rua Jurubatuba, foram bloqueadas. Até as 10h, havia pontos de alagamento no bairro Rudge Ramos. Nas demais vias, o trânsito segue com lentidão".
Em Santo André foram registrados 160 milímetros de chuva, o que, de acordo com o Paço, corresponde a metade do volume esperado para o mês. "Para efeito de comparação, durante todo o mês de março do ano passado foram registrados 344 milímetros de chuva". Os bairros mais afetados foram Vila Suíça, Vila João Ramalho, Vila Vitória, Vilas Bastos, Parque das Nações, Parque Miami, Parque Novo Oratório e Jardim Rina. Não foram registrados vítimas fatais, mas um homem está desaparecido. Seu carro foi encontrado em córrego da Avenida dos Estados.
"As estações meteorológicas do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) registraram alagamentos nas principais vias, na Avenida dos Estados, Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, Lauro Gomes, região da Vila dos Palmares, Avenida Edson Danilo Dotto, Avenida Giovani Batista Pirelli, Avenida Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha, região central e na Avenida Industrial, próximo à estação de trem da CPTM. Nas primeiras horas da manhã, a Semasa deu início ao procedimento de limpeza de todos os pontos afetados pela enchente".
Em São Caetano, de acordo com a Prefeitura, ainda há pontos de alagamentos nas estradas e saídas da cidade. São eles: Avenida Almirante Delamare (Primarca), Viaduto Prefeito Luiz Tortorello, Avenida Presidente Wilson (Canil da GCM), Carrefour Fundação, Sams Club Fundação, Rua São Paulo (Céu Meninos), Estrada das Lágrimas (Clube São José-BMF), Rua Mariano Pamplona (Fundação), Avenida Prosperidade, Rua Felipe Camarão (continuação Rua Piratininga).
Ainda segundo informações, uma pessoa ficou soterrada, mas foi resgatada em Mauá. Houve alagamentos e ocorrências devido às fortes chuvas em Diadema."

Notícia retirada do site DIÁRIO DO GRANDE ABC, 11 de março de 2019 (Acesso: 11/03/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog