VIOLÊNCIA

"ATAQUE EM CASA NOTURNA NO MÉXICO DEIXA PELO MENOS 15 MORTOS"


"Pelo menos 15 homens morreram e quatro ficaram feridos na madrugada deste sábado (9), após um ataque armado em uma boate em Salamanca, no estasdo mexicano de Guanajuato - informou a Procuradoria local.
"15 homens foram assassinados", disse, por telefone, Juan José Martínez, porta-voz da Procuradoria de Guanajuato, onde atuam poderosos grupos dedicados ao roubo de combustível e contra os quais foi lançada uma forte operação policial e militar.
Os homens abriram fogo ao chegar ao local, La Playa, fugindo em seguida, acrescentou o porta-voz. Três homens e uma mulher foram levados para um hospital da região. Os feridos ainda não foram identificados.
Por Salamanca passa o principal duto estatal de Petróleos Mexicanos (Pemex) em Guanajuato, e é uma das zonas onde agem grupos dedicados ao roubo de combustível. Esse crime disparou nos últimos anos, causando perdas de mais de 3 bilhões de dólares. 
O ataque aconteceu horas depois de uma visita do presidente Andrés Manuel López Obrador a Guanajuato, onde celebrou um ato público na sexta (8) à tarde."

"ROUBO DE COMBUSTÍVEL ENFRENTA INCÊNDIOS CRIMINOSOS"

"Em janeiro, a explosão de um oleoduto no México desafiou a estratégia do governo contra o roubo de combustível. Foram 66 mortos na explosão de um oleoduto na cidade de Tlahuelilpan, a cerca de 100 km ao norte da Cidade do México. A companhia mexicana de petróleo Pemex atribuiu a tragédia, ocorrida em 18 de janeiro, a mais uma sabotagem de grupos criminosos que vivem da venda clandestina de combustíveis.
O governo fechou vários oleodutos para impedir esses roubos. Mas essa estratégia provocou escassez de combustível de uma dezena de Estados do país, incluindo a capital, onde os motoristas passaram a fazer longas filas nos postos de gasolina.
O banco mexicano Citibanamex estimou que os custos dessa escassez para a economia mexicana em cerca de US$ 2 bilhões, "se as condições voltarem ao normal nos próximos dias".
Andrés Manoel Lopes Obrador, que assumiu o cargo em 1° de dezembro de 2018, pediu aos mexicanos que sejam pacientes com essa situação caótica. Com o incêndio de Tlahuelilpan, várias pessoas culparam a escassez de gasolina.
Segundo as autoridades, os criminosos contam com a cumplicidade de funcionários da Penex."

Notícia retirada do site RFI, 09 de março de 2019 (Acesso: 09/03/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog