AVIAÇÃO

"AVIANCA PERDERÁ 18 AVIÕES DEPOIS DA PÁSCOA"
"Frota da 4° companhia aérea do país passará a ser de apenas oito aviões. Operadoras de turismo terão que esclarecer situação de clientes"


Por: Leo Branco 

"SÃO PAULO - A partir da próxima semana, a frota de aviões da Avianca Brasil, em recuperação judicial desde dezembro do ano passado, sofrerá um corte drástico. De acordo com o comunicado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a quarta companhia aérea do país devolverá "amigavelmente" 18 aeronaves para as empresas de leasing. Com isso, a aérea terá apenas oito aviões para as suas operações diárias.
A Anac explica que a devolução começará a ser feita a partir de segunda-feira para "minimizar" o impacto da medida sobre os passageiros.
"Recomenda-se que os passageiros fiquem atentos aos comunicados que a Avianca deve fazer sobre a situação do seu voo e, em caso de dúvida, busquem informações no site da companhia aérea na internet ou contatem os seus canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial", afirma a agência reguladora em nota divulgada no início desta quinta-feira.
A justiça paulista marcou para o próximo dia 7 de maio o leilão de ativos da Avianca. A venda é fundamental para que a empresa levante recursos e comece a pagar suas dívidas, que somam cerca de R$ 3 bilhões.
O problema é que se a empresa não tiver aviões para operar no início do próximo mês, o leilão deve ser cancelado. 
Alguns especialistas que acompanham de perto a situação da Avianca acreditam que a empresa deverá chegar ao leilão com ao menos quatro aeronaves. O presidente da companhia aérea Azul, John Rodgerson, disse em entrevista ao Globo, ser pouco provável que a concorrente consiga manter sua operação até o dia 7 de maio.
Nesta quinta-feira, a CVC, Submarinos Viagens e Decolar.com foram notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As empresas terão que prestar esclarecimentos, em 48 horas, sobre a situação de seus clientes que adquiriram passagens da Avianca. A empresa aérea, a quarta do mercado de aviação nacional, que encontra-se em recuperação judicial desde dezembro, informou o cancelamento de 253 voos, entre 12 e 22 de abril."

Notícia retirada do site O GLOBO, 18 de abril de 2019 (Acesso: 18/04/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog