CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA CIÊNCIA!


"O FUNGO ASSASSINO"
"Estudo revela que um microrganismo descoberto nos anos 1990 é o mais letal de que já teve notícia - e foi responsável pela dizimação de anfíbios em sessenta países"


"UM MISTÉRIO que assombrava a ciência desde a década de 70 - a drástica redução da população de sapos do planeta - foi enfim desvendado. Na sexta-feira 29, 41 pesquisadores de diversas nações publicaram um estudo na revista americana Science com a resposta para o fenômeno. Não, o culpado por mais um dano ao meio ambiente não é o homem, nem suas atividades industriais, nem as mudanças climáticas que destroem hábitats e poluem os mares. Pelo menos desta vez o destruidor é, por assim dizer, "natural". Trata-se de um fungo de nome impronunciável - o Batrachochytrium dendrobatidis. Ou, simplesmente, Bd."


"O Bd foi identificado ainda na década de 90 em sapos coletados na Austrália e no Panamá. Sabia-se, pela análise do microrganismo, que ele é letal para anfíbios. Ao provocar uma doença chamada quitridiomicose, o fungo invade células cutâneas, descamando a pele. Como os anfíbios realizam suas trocas gasosas com o ambiente por meio da pele, a interferência do Bd faz com que eles não consigam respirar, levando-os à morte."


"Os cientistas não tinham, entretanto, noção do tamanho do estrago. Ao compilarem, de forma inédita, dados de anfíbios infectados em todo o mundo, os pesquisadores apresentaram na Science um levantamento completo da destruição. Ao todo, 501 espécies tiveram sua população reduzida em grande escala - cinquenta delas são nativas do Brasil. Além disso, a ação do fungo culminou na extinção de noventa espécies de anfíbio. O patógeno espalhou-se por sessenta países, com focos maiores no México e na América Central, atingindo países como Guatemala e El Salvador."


"O impacto rendeu ao Bd o título de patógeno mais letal de que se tem conhecimento. O caso foi classificado como o de maior perda ambiental causada por um única doença. Devastador, o fungo faz lembrar o poder destruidor da própria natureza, a despeito do homem - a maioria dos grandes eventos de destruição em massa de seres vivos ocorridos na Terra está associada a mudanças naturais do ambiente. Em tempo: embora não nos ataque diretamente, ao dizimar anfíbios o Bd acaba afetando o homem. Os sapos, por exemplo, são fundamentais no controle de pragas na lavoura e de insetos que transmitem doenças."
Sabrina Brito


A matéria acima foi retirada da revista VEJA - Edição 2629 - Ano 52 - n° 15. 10 de abril de 2019. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista VEJA e à Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog