GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 6 - ATLAS - MUNDO



ÁSIA
Mais de 50% das reservas mundiais de petróleo estão no Oriente Médio


VASTIDÃO ORIENTAL

A Ásia é o maior e o mais populoso continente. Na Cordilheira do Himalaia, estão os pontos mais altos do planeta, em especial o Monte do Everest, com 8.850 metros, na fronteira entre o Nepal e a China. Situam-se entre o continente asiático alguns das maiores concentrações humanas, em megacidades como Tóquio, no Japão.

Os recursos naturais são imensos. A Ásia produz quase metade do petróleo do mundo, possuindo as maiores reservas conhecidas, nos países do Golfo Pérsico. Ao lado do Japão, a principal nação industrial do continente, e de países em acelerado processo de desenvolvimento, como a China, há várias regiões atrasadas, com graves problemas sociais, sobretudo na Ásia Central.

A região também sofre com sérios conflitos, como a guerra civil na Síria. As disputas territoriais entre israelenses e palestinos, no Oriente Médio, e o conflito entre Índia e Paquistão pela região da Caxemira, são outros exemplos. Mais recentemente, o fundamentalismo religioso deu origem a grupos como o Estado Islâmico, que controla regiões no Iraque e na Síria.


DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
Maior continente do mundo do mundo, sua área de cerca de 45 milhões de quilômetros quadrados. A fronteira convencional entre Ásia e Europa é determinada pelos Montes Urais, pelo Rio Urai, pelo Mar Cáspio, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Negro. Dessa forma, os territórios de Turquia e Rússia estendem-se pelos dois continentes.
O relevo asiático apresenta a maior altitude média da Terra (960 metros), em razão da presença de grandes cadeias montanhosas, entre as quais as Cordilheiras do Himalaia e a do Kunlun, que contornam o planalto do Tibete. Há também grandes depressões, como o Mar Morto, situado 365 metros abaixo do nível do mar.
Em virtude da vastidão de seu território, da diversidade de televisão e do regime de monções (vento periódico que, no verão, sopra do mar para o continente e, no inverno, do continente para o mar), existem muitos tipos de clima na Ásia. Como consequência, há também grande variedade de vegetação: tundra, estepes, florestas de coníferas, florestas temperadas e florestas tropicais.

POPULAÇÃO
O continente é o mais populoso do mundo, com 4,4 bilhões de habitantes em 2016. A distribuição da população é bastante desigual, com mais de 60% dos habitantes concentrados na China e na Índia. Há grande diversidade étnica, linguística e religiosa. Os conflitos em curso no continente provocam grandes deslocamentos de pessoas - os maiores contingentes de refugiados são formados por 5 milhões de palestinos e 4,9 milhões emigrados da Síria, que fogem da guerra civil iniciada em 2011.

ECONOMIA
A Ásia apresenta contrastes econômicos extremos. A porção mais desenvolvida - que inclui países como Japão, Coreia do Sul e Taiwan - registra renda per capita quase 100 vezes maior que a das regiões pobres. No sul do continente, região que abrange nações como Índia, Paquistão e Bangladesh, a pobreza atinge elevadas proporções: 15% vive com menos de 1,90 dólar por dia.
Desde a abertura econômica iniciada dos anos 1970, a China é o país que mais se industrializa na Ásia. Em um um pouco mais de um quarto do século, o país tornou-se a segunda maior economia global, atas apenas dos Estados Unidos, e o maior exportador mundial.
A extração mineral é a principal fonte de divisas dos prósperos países do Golfo Pérsico, que detêm mais de 50% das jazidas mundiais de petróleo. A atividade extrativista é intensa também na Rússia - dona de cerca de um terço do gás natural do planeta e de grandes reservas conhecidas de petróleo.
Apesar da intensa modernização econômica, grande parte dos empregos no continente estão na agricultura - no sul da Ásia, por exemplo, metade da força de trabalho atua no setor. A Ásia responde por aproximadamente 45% da produção mundial de cereais, com destaque para o arroz (90% do que se produz no planeta). Mas, ainda assim, precisa importá-los para suprir a demanda interna, especialmente na China.




Págs. 124 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog