MUNDO ANIMAL

"MORRE O ÚLTIMO RINOCERONTE-DE-SUMATRA MACHO DA MALÁSIA"
"Agora só há uma fêmea viva no país: chances de salvar a espécie são muito pequenas"


"Uma notícia triste para o planeta: morreu Tam, o último rinoceronte-de-sumatra, cujo nome científico é Dicerorhinus sumatrensis, que vivia na Malásia. Agora resta apenas uma fêmea, chamada Iman, mas os esforços para produzir descendentes do animal foram prejudicados.
Tam ficou doente no final de abril deste ano, perdendo apetite e energia. Na segunda-feira, 27 de maio, ele faleceu. O bicho tinha pouco mais de 30 anos e vivia, desde 2008, na Reserva da Vida Selvagem Tabin, no estado malaio de Sabá.
"Hoje nos despedimos de Tam, nosso último sobrevivente rinoceronte-de-sumatra", escreveu a WWF Malásia, entidade ambiental, no Facebook. "Nossos corações estão cheios de tristeza enquanto lamentamos não apenas a perda da vida selvagem, mas a perda de uma espécie".
A causa da morte ainda não é conhecida, mas evidências sugerem que seus rins e, talvez, seu fígado tenham começado a falhar. Pode ter sido simplesmente devido à idade, visto que a expectativa de vida dos rinocerontes-de-sumatra é de 35 a 40 anos.
O Dicerorhinus sumatrensis, criticamente ameaçado de extinção, foi declarado extinto na natureza na Malásia em 2015. Contudo, enquanto Tam permaneceu vivo, havia esperanças.
Especialistas tentaram fazer a reprodução do macho com Iman e com outra fêmea, Puntung, mas as tentativas não deram resultado. Puntung foi sacrificada em 2017 após contrair um câncer incurável. Na Malásia, Iman é último indivíduo vivo da espécie."


"Segundo o portal Science Alert, menos de 80 rinocerontes permanecem em estado selvagem, espalhados por Kalimantan (a parte indonésia da ilha de Bornéu) e Sumatra. A perda de hábitat e caça levaram a espécie à beira da extinção.
As populações restantes são pequenas e isoladas umas das outras. Estes rinocerontes são solitários, a menos que tenham filhotes. Isso torna difícil algum companheiro.
A fertilidade é outro problema. A menos que estejam grávidas, as fêmeas se desenvolvem com problemas uterinos, como cistos, que as tornam inférteis. Isso, combinado com o esperma de má qualidade de Tam, é o motivo pelo qual as tentativas de engravidar Iman e Puntung não tiveram sucesso.
A perda de Tam ressalta a urgência de encontrar os rinocerontes restantes nas florestas de Kalimantan e Sumatra e trazê-los para os santuários onde eles podem ser protegidos.
O santuário da Malásia mantém esperança de que a Indonésia possa ser persuadida a unir forças para a proteção do animal. "Nós apenas temos que cuidar do último rinoceronte remanescente", declarou Augustine Tuuga, diretor do Departamento de Vida Selvagem de Sabah. "É tudo que fazer e tentar, se possível, trabalhar com a Indonésia"."

Notícia retirada do site GALILEU, 28 de maio de 2019 (Acesso: 29/05/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog