DOSSIÊ CIÊNCIA FORENSE

NAQUELA MESA TÁ FALTANDO ELE...
A ciência auxilia os familiares em busca dos restos mortais das 241 pessoas desaparecidas nos porões da ditadura militar brasileira 


Por: Thiago Tanji [Reportagem e Edição]
           Otávio Silveira [Ilustração]
           Feu [Design]


RELATOS

NOSSA PÁGINA INFELIZ
Para que não se esqueça, para que não se repita: militares, vítimas da repressão do Estado e familiares de desaparecidos relembram a ditadura militar com seus relatos



"AQUI NÃO EXISTE DEUS, NEM PÁTRIA, NEM FAMÍLIA. SÓ EXISTE NÓS E VOCÊ"

1
"O choque elétrico parece a mim e à maioria dos companheiros a pior das torturas. Muitos companheiros defecam, urinam e ejaculam pelo efeito do choque, que é corrente contínua, não é um pequeno choque. Há um companheiro que ficou no Brasil e sofreu um choque contínuo durante 20 minutos. E depois que sai do Doi-Codi soube que levaram um crocodilo para lá: prendem os pés e as mãos, a pessoa fica nua e o crocodilo passeia pelo corpo".
SONIA YESSIN RAMOS

2
"Quando você desaparece - isso é um ensinamento estrangeiro - você causa um impacto muito mais violento no grupo. Cadê o fulano? Não sei, ninguém viu, ninguém sabe".
PAULO MALHÃES, TENENTE-CORONEL DO EXÉRCITO 

3
"Eu fui colocada nua em uma sala com cerca de 15 homens da polícia e fui espancada. Durante o interrogatório, colocaram uma música violenta e nos espancavam. Eles estavam excitados e alegres como se fosse uma festa".
MARIA BARCELOS 

4
"Me torturaram por três dias consecutivos. Com choques elétricos em minhas orelhas, minha boca, meus pés, fortes descargas elétricas pelo meu corpo a ponto de fazer as necessidades fisiológicas em minha própria roupa. No quarto dia, sabendo que voltaria à tortura, tentei a morte, cortando meu pulso esquerdo e as veias do meu braço. Era uma tentativa de pôr fim às torturas e fazer uma denúncia verdadeira de que o Brasil não é mais o país do samba, do futebol, de Pelé. Mas é um grande campeão de tortura".
FREI TITO DE ALENCAR LIMA

5
"Naquela noite de 20 de agosto de 1970, no momento em que entrei no quartel do Exército, ouvi uma frase que até hoje ecoa forte nos meus ouvidos: 'Aqui não existe Deus, nem pátria, nem família. Só existe nós e você'."
DULCE PANDOLFI


Relatos extraídos do relatório da Comissão Nacional da Verdade e do documentário Brasil: Um Relatório da Tortura 

DOSSIÊ CIÊNCIA FORENSE foi retirado da revista GALILEU - Edição 334, pág. 42. Maio de 2019. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista GALILEU e à Editora Globo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog