SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE:
Fatos e atualidades de forma resumida, com imagens, gráficos e pequenos textos


COLÔNIA DE PINGUINS PERDE QUASE TODOS OS SEUS FILHOTES
Uma camada de gelo antártico instável quebrou, e eles ainda não sabiam nadar



A Baía de Halley, na Antártica, abrigava a segunda maior colônia de pinguins-imperadores: de 14 a 25 mil casais da ave, o que representa de 5% a 9% de toda a população da espécie. Só que, desde 2016, quase todos os filhotes desse grupo morreram. O motivo? As condições instáveis do gelo marinho.
Os pinguins dessa espécie precisam de uma plataforma de gelo firme para criar os filhotes. Acontece que a geleira se rompeu antes de grande parte dos bebês-pinguins aprender a usar as nadadeiras. Segundo os cientistas do British Artarctic Survey, que fazem a contagem dos pinguins a partir de imagem de satélite, esse padrão se repetiu nos dois anos seguintes. Ainda não se sabe se a catástrofe foi provocada pelas mudanças climáticas. O fato é que a geleira não conseguiu se recuperar desde então - algo inédito, naquela região, de acordo com eles. 
Mas nem tudo é má notícia. Apesar de a colônia ter desaparecido naquele ponto, a população de um grupo próximo de pinguins aumentou. É sinal de que os animais remanescentes de Halley estão em busca de locais apropriados para reprodução. Até agora, ninguém sabia se eles procurariam outras áreas após mudanças significativas em seu hábitat. Prova de que os pinguins, tal como os brasileiros, não desistem nunca. Rafael Battaglia.

SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE foi retirada da revista SUPERINTERESSANTE - Edição 403. Junho de 2019. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista SUPERINTERESSANTE e à Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog