CIÊNCIA

"PESQUISADORES DESENVOLVEM ESPUMA TÃO RESISTENTE QUANTO O AÇO"
"Chamado de CMF, o material é capaz de resistir a impactos de projéteis disparados por fuzis e metralhadoras e pesa 50% a menos que o aço"


"Um tipo leve de espuma pode mudar a maneira de como os coletes à prova de balas são fabricados. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU) desenvolveu um material capaz de parar projéteis de calibre 50, que são utilizados em metralhadoras pesadas e fuzis de precisão. O feito é ainda mais impressionante considerando a leveza do material - chamado de espuma de metal composto (CMF) - que pesa 50% a menos do que o aço convencional.
De acordo com o estudo publicado no Composite Structures, o CMF é fabricado a partir de diferentes tipos de metais, incluindo alumínio e aço, mas conta com pequenas bolsas de ar ocas para diminuir o peso do material, lembrando uma espuma metálica. "A blindagem CMF tinha menos da metade do peso da armadura de aço laminada e homogênea necessária para atingir o mesmo nível de proteção", escreveu a engenheira de materiais Afsaneh Rabiel, da NCSU. "Em outras palavras, conseguimos uma economia significativa de peso - que beneficia o desempenho do veículo e à eficiência de combustível - sem sacrificar a proteção".
Rabiel ajudou a liderar o desenvolvimento da espuma de metal composto na NCSU há cerca de 15 anos, e atualmente lidera o Laboratório de Pesquisa de Materiais Avançados da universidade."


"Em pesquisas anteriores, a equipe de Rabiel mostrou que o CMF pode fazer coisas como absorver balas de tamanho médio, proteger contra a explosão de projéteis altamente potentes, além de proteger contra fogo, calor e vários tipos de raios e radiação. 
No novo trabalho, os pesquisadores queriam verificar como o novo material lidaria com a força letal de projétil calibre 50.
Os pesquisadores divulgaram um vídeo com os testes


Nos testes, o CMF atuou como um núcleo ativo de armadura, coberto por uma placa de cerâmica na frente, com uma placa traseira fina de alumínio. Os resultados mostraram que a camada do material pode absorver de 72% a 75% da energia cinética das balas e absorver 68% a 78% da energia cinética dos projéteis que perdurará a armadura - e impediu a penetração de projéteis em velocidades de até 819 metros por segundo.
"Há trabalho adicional que poderíamos fazer para torná-lo ainda melhor", diz Rabiel. "Por exemplo, gostaríamos de otimizar a aderência e espessura das camadas de cerâmica, CMF e alumínio, o que pode levar a um peso total ainda menor e melhor eficiência na blindagem final"."

Notícia retirada do site GALILEU, 08 de junho de 2019 (Acesso: 08/06/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog