MUNDO ANIMAL

"PANDA SAI DA LISTA DE ANIMAIS EM PERIGO DE EXTINÇÃO"




"O panda gigante, que por anos foi símbolo da fragilidade da natureza frente à devastação provocada pelo homem, está um pouco mais a salvo. O animal não consta mais na lista das espécies em perigo de extinção.
Relatório da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) tirou o antigo status de "em perigo" do panda gigante e o classificou como "vulnerável". Segundo a instituição, a reclassificação reflete a presença do animal nas florestas do sul da China.
A população de pandas selvagens saltou de 1.596 em 2004 para 1.864 em 2014. O resultado foi alcançado com o trabalho de agências chinesas impondo proibições à caça e expandindo reservas florestais.
Organização de proteção aos animais saudaram a recuperação do panda. "É um sucesso significativo de conservação após anos de esforços por parte do governo chinês, de comunidades e de ONGs", disse Glyn Davies, diretor-executivo da ONG de proteção das florestas WWF.
O ativista alertou, contudo, para a queda global de cerca de 52% nas populações de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes em todo o mundo entre 1970 e 2010."

"GORILA EM RISCO"


"A boa notícia relacionada ao panda gigante veio acompanhada da triste entrada do gorila-do-oriente na lista de animais considerados "criticamente em perigo" de extinção.
Antes, eles eram classificados como "em perigo". O novo status significa que o gorila está a um passo de desaparecer na natureza. 
Os gorilas-do-oriente têm como hábitat as florestas da África Oriental, localizada principalmente em regiões da República Democrática do Congo. A maior responsável pelo desaparecimento progressivo da espécie é a caça ilegal.
Além do gorila-do-oriente, estão na lista vermelha dos animais ameaçados de extinção o gorila-do-ocidente, o orangotango Bornean e o orangotango de Sumatra. O chimpanzé e o bonobo são considerados "em perigo"."

"NOVO INIMIGO"


"Segundo o relatório do IUCN, apesar de melhorias nas condições de segurança de florestas de bambu onde o panda gigante é encontrado, o aquecimento global tem surgido como um novo inimigo.
As mudanças climáticas podem eliminar 35% do hábitat natural do panda nos próximos 80 anos, o que pode levar a uma nova derrocada da espécie. 
O aquecimento global não ameaça apenas o panda, mas todos os animais que vivem em locais vulneráveis, como florestas e savanas."


Notícia retirada do site UOL NOTÍCIAS, 08 de junho de 2019 (Acesso: 08/06/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog