SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE:
Fatos e atualidades de forma resumida, com imagens, gráficos e pequenos textos


PESSOAS QUE VOLTAM A ENXERGAR MANTÊM AUDIÇÃO APURADA
Adaptações no cérebro de pessoas cegas continuam ativas se elas voltam a enxergar


A ciência já sabia que o cérebro de pessoas cegas se adapta aguçando outros sentidos, para suprir a falta que a visão faz na hora de perceber o mundo. Uma das principais mudanças é na audição, que fica mais apurada.
Usando ressonância magnética, pesquisadores descobriram que cérebros de indivíduos cegos são mais precisos ao identificar frequências sonoras - já que eles precisam extrair mais informações do som do que pessoas que enxergam. Uma região chamada hMT+ muda de função. Em pessoas que enxergam, ela serve para detectar objetos visuais em movimento. Em cegos, ela reflete o movimento e a frequência dos sons - e, com isso, rastreia a direção dos passos de pessoas ao redor, por exemplo. Mas e se um paciente volta a enxergar? O que os cientistas constataram é que ele acaba ficando com o melhor dos dois mundos: a região desempenha tanto as funções adaptadas quanto as originais. Resultado: visão recuperada e uma superaudição.

SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE foi retirada da revista SUPERINTERESSANTE - Edição 403. Junho de 2019. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista SUPERINTERESDANTE e à Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog