APOSENTADOS QUE GANHAM MAIS DE UM SALÁRIO MÍNIMO, NÃO TERÃO REAJUSTE NA APOSENTADORIA ESTE ANO


A proposta de alteração da aposentadoria dos beneficiários do seguro previdenciário que constava na MP (medida provisória), que valia até 2019 foi vetada ontem, 30, pela presidente da república Dilma Rousseff. A regra prevê correção com base no cálculo da variação do Produto Interno Bruto - PIB de dois anos anteriores, mais a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC. Com o veto sancionado, o reajuste será apenas o do INPC.
Segundo a presidente, a medida provisória é justificada porque a vinculação de todos os benefícios ao mínimo é inconstitucional. Outro ponto levantado, é que se a correção para todos os aposentados fosse utilizada desde 2007, o gasto público chegaria a R$73,2 bilhões. Portanto, o patamar estimado da despesa em média em nove anos foi de aproximadamente R$8,1 bilhão ao ano. Estes foram dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social.
Após a confirmação do veto, entidades de aposentados vão se mobilizar para ir a  Congresso Nacional, com objetivo de convencer os parlamentares a revogar a decisão.O presidente do Sindicato dos Nacional dos Aposentados - Sindnapi, João Inocentini, prometeu reunir-se na Câmara Federal do Senado nesta terça-feira, 04, e tentará "a votação o mais rápido possível". Apesar da missão difícil, Inocentini afirma que não é impossível.
Jane Berwanger, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP, criticou a posição da presidente Dilma. Ela ainda afirmou que "É lamentável. Quem paga a conta é a parte mais fraca da população, a crise afeta as contas do governo, porém, ainda mais os aposentados, que sofrem com alta dos custos dos medicamentos, por exemplo."
Já a CUT - Central única dos Trabalhadores, se manifestou dizendo que embora seja a favor dos cálculos do reajuste para os aposentados, defende agora a construção de uma política específica e permanente, que valorize as aposentadorias cujos benefícios são maiores que um salário mínimo. Em nota, afirmou que levará o projeto para o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda, e também da Previdência Social, criado neste ano pela presidente Dilma Rousseff.

Informações retiradas do site  DIÁRIO DO GRANDE ABC: (Acesso: 31/07/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog