TESTE PARA VACINA CONTRA EBOLA MOSTROU-SE EFICAZ NA ÁFRICA, SEGUNDO A OMS



Após teste experimental na Guiné, pesquisadores europeus afirmam que vacina para Ebola, "pode ser eficaz", e ajudar na proteção de pessoas contaminadas com o vírus mortífero. No entanto, ainda surgem dúvidas quanto ao modo com que o estudo foi produzido.
Chamada de VSV-ZEBOV, a vacina foi fabricada pela Merck e New Link, é uma das experiências feitas para lidar com a epidemia que já matou 11.290 pessoas, de um total de 27 mil infectados, como divulgou a Organização Mundial da Saúde - OMS.
Na avaliação feita pelos pesquisadores, 4.123 pessoas tomaram a vacina, e outras 3.528 não usaram o medicamento. Estas últimas ficaram no grupo de controle. Após os experimentos, os resultados foram publicados pela publicação britânica The Lancet, sugerindo que a vacina poderia ser mais eficaz, sem nenhum efeito colateral, como o adoecimento após o uso da vacina. Entretanto, 16 pessoas do grupo que não a utilizaram, ficaram doentes.
Segundo consta algumas informações, especialistas no assunto dos Estados Unidos, da Food and Drug Administration - FDA, já haviam preparado críticas ao experimento, mas a The Lancet preferiu não divulgá-las.
Funcionários americanos disseram que o protocolo foi mudado durante os testes, o que em geral, acaba comprometendo a experiência em um todo. Isso aconteceu porque os pesquisadores europeus só decidiram medir o número de casos após o prazo de dez dias. O diretor da saúde pública e do escritório científico da Merck, Marck Feinberg, afirmou que espera que as vacinas sejam a solução para o controle da doença.

Informações retiradas do site DIÁRIO DO GRANDE ABC: (Acesso: 31/08/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog