AURORA FORA DO SISTEMA SOLAR É OBSERVADA PELA PRIMEIRA VEZ



Pela primeira vez na história, cientistas conseguem observar uma aurora fora do Sistema solar. A aurora foi vista de um corpo celeste chamado anã marrom, que faz parte da constelação Lyra.
Considerados corpos de baixa intensidade, as anãs marrons podem ser chamadas de "estrelas fracassadas", pois não têm massa suficiente para produzir uma fusão nuclear, como o Sol.
Apesar disso, o brilho da anã marrom batizada de LSR J1835, possui um milhão de vezes brilho mais intenso que uma aurora borreal, e sua cor é mais avermelhada do que verde. A pesquisa foi publicada pela revista Nature. O astrônomo Stuart Littlefair da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, diz que "- Esta é a primeira vez que confirmamos a visão de auroras em anãs marrons."
Causadas por partículas carregadas pelo Sol que interagem que interagem com a atmosfera, as auroras cintilantes são consideradas um dos espetáculos mais deslumbrantes que podem ser observados da Terra. Também podem aparecer ao redor de planetas do Sistema Solar. Entretanto, a anã marrom encontra-se distante na galáxia, a 18 anos-luz.
Littlefair ainda conta que observou a variação de brilho durante a rápida rotação da anã marrom: " - As mudanças no brilho são consistentes com o que se espera das auroras."O astrônomo destacou que elas também são vermelhas, devido a interação de partículas na atmosfera.

Informações retiradas do site O GLOBO: (Acesso: 31/07/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog