AUTOR DE ATENTADOS É ENFORCADO NA ÍNDIA


Yakub Memon, autor da série de atentados que resultou na morte de 257 pessoas na cidade de Mumbai em 1993, foi enforcado nesta quinta-feira, 30, na Índia. As informações foram divulgadas pela agência Press Trust of Índia.
Apesar dos milhares de apelos da população, o presidente indiano Mukherjee não voltou atrás em sua decisão, e acabou com o adiamento de oito anos, do qual o responsável intelectual dos ataques de 1993 aguardava. A suspensão do julgamento não foi concedida, e Yakub Memon foi executado nesta manhã por volta das 07h:00 local, como contou o oficial de polícia Nagpur, da R.V. Halami. 


Em 12 de março de 1993, a Bolsa de Mumbai (antiga Bombaim), a companhia aérea Air índia e um hotel de luxo da capital, foram atingidos por uma série de ataques, supostamente provocados por membros da comunidade muçulmana que queriam vingar-se das mortes de muçulmanos pelos confrontos religiosos ocorridos meses antes. Onze homens foram condenados pelo ataque, mas apenas Yakub Memon foi sentenciado à pena de morte. Os demais foram condenados à prisão perpétua.
Mesmo diante de todas as acusações, Memon proclamou sua inocência pelos atentados, o que resultou na simpatia de associações de defesa aos Direitos Humanos, incluindo um ex-juiz da Suprema Corte. Porém, a última apelação para evitar a execução do acusado foi rejeitada pelo Supremo, na semana passada. Memon chegou a fugir para o Paquistão, mas depois se entregou às autoridades. Entre os supostos envolvidos no crime, estão Tiger, irmão de Memon, e o líder de uma quadrilha local, Dawood Ibrahin, ambos ainda foragidos desde 1993.

Informações retiradas do site Veja: (Acesso: 30/07/2015)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog