VOCÊ SABE O QUE CAUSA A LABIRINTITE?


Você já sentiu tontura, náusea, zumbido no ouvido, suor frio e diarreia? Se sim, saiba que estes são os principais sintomas da labirintite, distúrbio que ocorre quando há alguma alteração no funcionamento do labirinto, que é uma estrutura dentro da orelha responsável pela audição e equilíbrio do corpo.
Os principais fatores que contribuem para o desencadeamento da doença, é a má alimentação que contribui para o aparecimento de doenças metabólicas como a diabetes. Segundo o otorrinolaringologista Fernando Ganança, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e de Cirurgia Cérvico - Facial, além destes maus hábitos citados, existem mais de 300 fatores que podem contribuir para o surgimento da labirintite. O médico ainda explica que "em todos os casos, o labirinto envia mensagens desalinhadas ao cérebro sobre a posição da cabeça no espaço, e a consequência é a perda de equilíbrio."



As células do labirinto são grandes consumidoras de oxigênio e nutrientes. Se houver qualquer déficit dessa suplementação, o cérebro terá dificuldades em registrar as informações produzidas pelo labirinto.
Ganança alerta que o jejum prolongado e o grande consumo de açúcar refinado, são exemplos que alteram o funcionamento do labirinto.  Outros vilões são os alimentos estimuladores como o café e álcool, que ajudam a piorar o distúrbio. Eles aumentam a densidade do líquido no labirinto, responsável pela percepção da posição da cabeça.




O tratamento é que assim que for identificado qualquer sinal da doença, é preciso pesquisar seu gatilho, ou seja, o desencadeador. O médico explica que "Depois de identificar o motivo, tratamos a causa do distúrbio, Se o problema persistir, receitamos medicamentos que combatem a tontura e os sinais acompanhantes." Nos casos mais graves, o especialista pode recomendar exercícios específicos para o paciente acostumar com a tontura.
No caso da labirintite não ser tratada, o risco de tornar-se crônica aumenta significativamente. "Ela começa a limitar as atividades do dia a dia. O paciente deixa de ter atividade social e profissional. Fica deprimido por ter sensação de insegurança e de limitação." Por isso, Fernando Ganança alerta para que o médico seja procurado imediatamente, quando surgir qualquer sintoma.
Para finalizar, o otorrinolaringologista afirma que doenças como a hipertenção e o uso de medicamentos em excesso, também podem causar a labirintite





Informações retiradas do site Veja: (Acesso: 31/07/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog